Palestra sobre bullying alertou sobre possíveis traumas

Emoção diante de relatos de crianças e jovens

Compartilhe!

Curtir


Uma aula de conscientização. Foi essa a sensação que os mais de 40 alunos da Turma Teen (de 11 a 14 anos) e da Força Jovem (de 15 a 17 anos) da Igreja Universal do Reino de Deus participaram da palestra promovida pelo vereador Roberto Oliveira Teixeira (PMDB) sobre bullying na Câmara Municipal em Santos. O vereador Arlindo Barros (PSDB), autor da lei sobre o tema, foi o palestrante.

Barros falou dos motivos que o fizeram criar a lei 2683/2010 que combate o bullying nas escolas "Quando você vê uma criança que costumava tirar oito, nove no boletim e de repente, começa a baixar as notas para quatro, cinco, perde a vontade de comparecer as aulas, pode ter certeza que essa criança está sendo vítima de bullying". O vereador explicou que a lei não tem função de punir, mas de prevenir "Com apresentação de cartilhas, aulas e atividades em grupos são uma das alternativas para que os jovens percebam o mal que é esse tipo de violência".

Os alunos que foram vítimas de bullying falaram dos seus casos e emocionaram a todos "Como pode uma pessoa agir assim com outra, sem motivo nenhum, causando problemas de auto-estima a criança", questionou o vereador Roberto Teixeira. Dentre os relatos houve casos extremos dos pais terem de mudar para outra cidade.

A psicóloga Oleni de Oliveira Lobo explicou os fatores que levam a uma criança agir de forma violenta com outras "Quando os pais no dia a dia agem de forma violenta em casa, onde não há harmonia, geralmente esses fatores acumulam na criança que extravasa essa sensação em outra criança". Oleni apresentou um vídeo onde mostra as consequencia desastrosas de quem sofre essa violencia diariamente "A vítima, quando explode, perde todo o limite e explode tudo aquilo que ficou acumulado durante toda a sua vida e os resultados são os assassinatos em alunos e professores dentro das escolas".


O vereador Arlindo Barros pretende extender a palestra para as escolas do município. "Temos que levar a informação do bullying no local onde ela ocorre. Acredito que será bem proveitosa como foi a palestra", acredita.
 
Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470
Site: www.arlindobarros.com.br // Twitter: http://twitter.com/arlindobarros_
Facebook: https://www.facebook.com/arlindobarros


 

Álbum de Fotos