Palestra na Câmara de Santos detalha processo do transplante

A Escola do Legislativo e da Cidadania da Câmara de Santos oferece à população a palestra “Doação de órgãos”, ministrada pelo médico Leandro da Silva Fernandes, da Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos (SECAPT), da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade acontecerá no próximo dia 11 de outubro (quarta-feira), a partir das 14h, no auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart (Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1, Vila Nova, Santos).

Atenção: o evento foi adiado em relação à data informada anteriormente (4 de outubro).

Durante a palestra será detalhado todo o processo do transplante, envolvendo desde os exames de compatibilidade, lista de espera, prioridades, captação e logística até a cirurgia de transplante. O médico também falará sobre a promoção da doação, a sensibilização de familiares e doadores, a regulação do sistema e o credenciamento de hospitais, entre outros aspectos.

Interessados deverão se inscrever por este link. Todos os cursos, palestras e capacitações oferecidos pela ELC à população são gratuitos.

Os participantes presenciais receberão certificado, por meio do e-mail de inscrição. Já aqueles que assistirem on-line ou, posteriormente, na modalidade Ensino a Distância, deverão apresentar um resumo da atividade junto com a ficha de inscrição, também disponibilizada por e-mail.

Programa público e Sistema Nacional

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, garantido a toda a população por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Por meio da SECAPT, a cidade de Santos faz parte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). De 1 a 7 de outubro, o município de Santos promove a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos Humanos para Transplante, .

Álbum de Fotos