Novo curso qualifica aproximação entre mandatos e cidadãos

Estão abertas as inscrições para o curso “Construindo um mandato cidadão”, cujas aulas vão acontecer nos dias 15 e 22 de setembro, das 16 às 18 horas, na Câmara de Santos, por meio da Escola do Legislativo e da Cidadania. O conteúdo é voltado a parlamentares e interessados em participar de mandatos, ou mesmo às pessoas que pretendem ser candidatas.

Realizado em parceria entre as escolas do legislativo de Santos, Cubatão, Guarujá e Praia Grande, o curso é ministrado por Michel Carvalho da Silva, doutor em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. O conteúdo buscará apresentar estratégias para que os mandatos parlamentares tenham uma atuação mais responsiva, ou seja, que respondam de uma maneira mais apropriada do ponto de vista cidadão.

Essa necessidade decorre da percepção da população em geral sobre o distanciamento das esferas de poder, ao mesmo tempo em que os legislativos municipais são, por excelência, o espaço que discute os temas de interesse do município – um paradoxo, já que as câmaras de vereadores, nos últimos anos, estão aperfeiçoando seus canais de comunicação para se aproximarem dos cidadãos.

Além de responder às perguntas “O que divulgar?”, “Quando responder?”, “Como se aproximar da sociedade?” e “Por que prestar contas?”; o professor abordará os tópicos “A crise democrática e os parlamentos”; “O Poder Legislativo Municipal”; “A comunicação política dos mandatos”; “O que o contribuinte espera?”; “O que o cidadão espera?”; “Como atender o público?” e “Como se tornar mais responsivo?”.

Os interessados devem ser inscrever através deste link. A participação pode ser realizada presencialmente, on line ou por meio do Ensino a Distância (EAD). Há previsão de certificação para os participantes.

Michel Carvalho da Silva é chefe dos Serviços de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cubatão (SP). Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e mestre em Ciências da Comunicação pela USP, integra o Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM), vinculado à ECA/USP, e é diretor-adjunto da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) - Regional São Paulo.

Álbum de Fotos