Homenagem aos Bombeiros

Compartilhe!

1 curtiu
A Câmara Municipal ocupa, depois de 60 anos, sua própria casa, no edifício que abrigou, até 2001, o Corpo de Bombeiros de Santos. Projetada pelo engenheiro e arquiteto Maximiliano Emílio Hehl, a construção teve início dia 9 de junho de 1907, com Saturnino de Brito, engenheiro responsável pelos canais de Santos, colocando a pá de cimento na cavidade aberta do que seria conhecido pelos santistas como Castelinho, a partir de sua inauguração oficial em 1909, com um efetivo de 10 homens.

Com sua edificação tombada pelo Ministério Público e setores reformados e restaurados, o Castelinho, além do Legislativo santista, conta agora com o Museu do Bombeiro.

Com apoio da Fundação Arquivo e Memória, a Exposição Permanente mostra peças e quadros com resumo da história da Corporação  em momentos de ações, em terra e mar, as primeiras viaturas puxadas por muares; a estrutura da equipe em 1912 (duas bombas à vapor; um carro de ferramentas; um carro pipa d´água e carvão; um carro “escada magyrus” de 18m de altura; um carro transporte de oficias; um carro para o comando, dois carros ambulâncias e uma bomba manual). Nesta época, o Corpo Municipal de Bombeiros contava com 120 homens e atendia todas as cidades vizinhas.

Fotos ainda mostram a captura de cão raivoso (e nesta pode-se constatar o cuidado e carinho dos bombeiros com o animal), exercícios na torre construída em 1919, além da participação em paradas comemorativas. Os visitantes também poderão ver as mudanças nos uniformes, tanto nas imagens, como em dois manequins, cujas fardas retratam equipamentos, calçados e outros objetos utilitários no começo do século XX e no atual.

O endereço da Câmara Municipal de Santos é Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova. Mais informações no telefone 3211-2108.