Escola do Legislativo e da Cidadania inicia atividades em 2021

Curso contou com acompanhamento de 64 pessoas

A Escola do Legislativo e da Cidadania, da Câmara Municipal de Santos, iniciou a realização de seus cursos em 2021, com a aplicação de “Processo Legislativo Municipal: teoria e técnica”, voltado a assessores e público interessado no tema. Ao todo, 64 pessoas participaram da primeira atividade do ano, entre presenciais (46), seguindo as regras de distanciamento social, e virtual (18), por meio do Youtube da Câmara.

Presidente da Câmara, o vereador Adilson Junior participou da recepção aos participantes e da abertura das atividades, destacando a importância do conhecimento para qualificar a gestão pública. “Temos o desafio de capacitar permanentemente todos os profissionais que trabalham no Legislativo, promovendo uma gestão melhor, e também oferecer informações para que a população em geral tenha mais conhecimento sobre seus direitos e cidadania”, apontou.

Também participaram da formação os vereadores Débora Camilo e Fábio Duarte.

O curso foi desenvolvido e ministrado por profissionais que já atuam no Legislativo Santista. A Procuradora-chefe da Câmara, Rita Teodoro, apresentou o tema “Técnica Legislativa: como elaborar projetos de lei”, explicitando as normas legais que podem ser aplicadas no trabalho parlamentar; as analistas Carolina Fernandes de Oliveira e Cynthia Fagundes de Oliveira Pimentel desenvolveram o conteúdo “Proposituras e outros trabalhos legislativos”, com informações práticas sobre a atividade. A advogada e diretora legislativa da Câmara, Gabrielle Leonel, expôs o tema “Processo legislativo e Regimento Interno”, oferecendo conhecimento acerca da tramitação de processos.

O novo coordenador da Escola do Legislativo e da Cidadania, Diogo Caixote, destacou o reconhecimento das atividades inclusive por profissionais de outros estados e, particularmente, o interesse da população sobre os cursos oferecidos. “É importante que cada vez mais pessoas conheçam o funcionamento dos poderes públicos, inclusive da própria Câmara, para que sejam aprimoradas as ferramentas de transparência, de fiscalização dos recursos, de controle social e de efetividade dos serviços públicos”, apontou.

O curso terá certificação, condicionada à entrega da avaliação. A gravação do conteúdo e o material de apoio das apresentações ficarão disponíveis no portal da ELC, no site da Câmara.

Álbum de Fotos