Comissão de Direitos Humanos da CMS defende acolhimento da população de rua

Em meio a pandemia, ofícios cobram atendimento para moradores de rua

Em meio a pandemia, ofícios cobram atendimento para moradores de rua

A pandemia do novo coronavirus (Covid-19) entra numa nova fase no Brasil, com o aumento substancial de casos nos próximos dias. Atenta à proliferação e ao contágio das pessoas em situação de rua, que não dispõem de recurso algum para tentar se proteger, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal solicitou à Prefeitura de Santos a ampliação de espaços para acolhimento dos moradores em situação de rua.

A Comissão encaminhou ofícios com o pleito para as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social cobrando ampliações dos espaços de isolamento, com destinação de áreas isoladas para acompanhamento de casos suspeitos e confirmados, que precisarão cumprir o período de quarentena.

Medidas de proteção aos moradores em situação de rua vêm sendo pedidas pela Comissão Parlamentar desde o anúncio da pandemia. Como as ações não foram suficientes, os abrigos municipais já atingiram sua capacidade de lotação e um morador de rua apresentou sintomas de Covid-19, sendo orientado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ficar em quarentena. Os funcionários do abrigo conseguiram colocá-lo em um espaço de isolamento.

O documento cobra ainda o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais dos abrigos. A Comissão de Direitos Humanos é formada pela vereadora e presidente da Comissão Telma de Souza, com o vereador Lincoln Reis como vice-presidente, e com a vereadora Audrey Kleys como 3ª membra.

Álbum de Fotos