Câmara solicita a instalação de um hospital veterinário público em Santos

A Câmara Municipal de Santos tem lutado para que a Baixada Santista, em especial, a cidade de Santos, seja contemplada com a instalação de um hospital veterinário público.

A iniciativa partiu do vereador Benedito Furtado (PSB), que teve diversos requerimentos aprovados solicitando ao governo do Estado, ao prefeito de Santos e aos deputados estaduais da região a instalação de uma unidade de saúde voltada aos animais domésticos.

Recentemente, o governo estadual anunciou a construção de dez hospitais voltados ao atendimento de animais domésticos em todo estado de São Paulo, dentro do programa Meu Pet, que visa investir cerca de R$ 30 milhões em ações para a proteção e o bem-estar animal. O primeiro deles será construído em Araçatuba, a um custo estimado de R$ 3 milhões.

Neste contexto, a Câmara, por intermédio do vereador Furtado, solicita um equipamento deste porte para a Baixada Santista, em especial, para o município de Santos, cidade polo que emana diversas ações em defesa da vida animal.

Indicadores apontam que para cada quatro habitantes, na Baixada, há um animal de estimação. Com uma população de aproximadamente 1,8 milhões de habitantes, estima-se que hajam cerca de 450 mil cães e gatos em nossa região.

Somam-se a estes números os animais abandonados no Sistema Anchieta-Imigrantes, que são absorvidos pelas entidades de proteção e bem-estar animal localizadas no litoral.

Álbum de Fotos