Câmara realiza solene em homenagem aos 477 anos de Santos

A Câmara Municipal de Santos realizou hoje (26), sob a presidência do vereador Cacá Teixeira, a Sessão Solene em Comemoração aos 477 anos da cidade de Santos. Pela importância e destaque da cidade no cenário nacional e internacional, o evento é um dos principais acontecimentos do calendário municipal em todas as suas edições. Compuseram a mesa solene, o prefeito Rogério Santos; o deputado estadual Caio França, o Capitão de Mar e guerra, capitão dos Portos de São Paulo, Robledo de Lemos Costa e Sá, e o Tenente Coronel-Aviador, comandante da Base Aérea de Santos, Geancarlo Jandre.

O vereador Paulo Miyasiro proferiu o discurso de saudação enaltecendo o aspecto acolhedor da cidade e a vontade de trabalho da população. O orador destacou ainda, o histórico de lutas, vitórias e conquistas, entre elas, o combate à escravidão. Citando nomes de grande significado para a Cidade, falou de José Bonifácio, de grandes artistas e finalmente, de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.  A proximidade do Legislativo e seu protagonismo nesta última legislatura, para a solução dos anseios da população também foram mencionados por Miyasiro.

O prefeito Rogério Santos homenageou as casas legislativas do país, especialmente a Câmara de Santos, cujos integrantes “garantem a democracia”. O prefeito salientou também o importante papel do Legislativo santista no acolhimento das demandas da população, fiscalização dos atos do Executivo e produção e aprovação de leis importantes para a administração pública.  “O Executivo tem o microfone e a Casa legislativa tem a voz das ruas”, disse. Rogério recordou que a Câmara tem 476 anos, já que foi instituída como Conselho, um ano após a fundação da Vila de Santos. Finalizando, o prefeito apontou para a necessidade de apaziguar as pessoas para seguir rumo ao desenvolvimento.

O presidente Cacá Teixeira falou do papel da Câmara de Santos junto aos moradores da cidade, que atentos, cobram postura e trabalho dos parlamentares. Lembrou do apoio dado ao Executivo durante a pandemia, seja na elaboração de leis ou na aprovação dos projetos em benefício da população. O presidente do Legislativo falou ainda de futuro com união dos poderes pelo desenvolvimento de Santos, onde há muito a ser construído.

Durante o ato solene foi apresentado um vídeo em homenagem ao Rei Pelé e outro vídeo alusivo à cidade, com paisagens naturais e símbolos que representam Santos, este último embalado com o som da bateria da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube.

Presentes ao evento os vereadores Chico Nogueira, Adilson Junior, Telma de Souza, Viny Alves, Audrey Kleys, Lincoln Reis e Chita Menezes, além de secretários municipais e outras autoridades civis.

Eventos marcam a data de aniversário

O aniversário da cidade está sendo comemorado desde o início da semana no coração de todos os santistas que nasceram aqui ou que adotaram Santos como seu lugar para ser feliz. As comemorações oficiais começaram no dia 24, com o Culto de Ação de Graças na Igreja Cristo é a Resposta; ontem (25) aconteceu a abertura da exposição “Santos 477 anos, uma cidade em Evolução” no Outeiro de Santa Catarina e a outorga do diploma e da medalha José Bonifácio de Andrada e Silva aos ex-prefeitos da Cidade, em solenidade na Associação Comercial (Centro Histórico)
e hoje (26), na Praça da República, foi realizado o tradicional ato cívico junto ao Monumento a Braz Cubas, a Missa em Ação de Graças na Catedral de Santos, além da Sessão Solene na Câmara.

E as comemorações seguem no sábado (28), às 18 horas, na Praia do Gonzaga (Canal 2), com o Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. No domingo (29), das 9 às 17 horas, na Capitania dos Portos, estará aberta a visita pública aos Navios “Atlântico” e “Bahia” e às Fragatas Defensora, Liberal e Independência, da marinha do Brasil. Encerrando o domingo, às 19 horas na Praia do Gonzaga, acontecerá o show do cantor Seu Jorge.

Álbum de Fotos