Câmara questiona novo sistema de inscrição para matrícula nas escolas

Gestores de unidades de ensino relataram problemas diversos nas inscrições

Gestores de unidades de ensino relataram problemas diversos nas inscrições

A Câmara Municipal de Santos questionou a Prefeitura e a Diretoria de Ensino sobre o novo sistema de inscrição para matrícula no ensino fundamental, implementado nas escolas municipais e estaduais, que está rendendo reclamações de pais e gestores de unidades de ensino.

De acordo com a propositura, a Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) não gerencia mais as demandas do ensino fundamental. Com isso, gestores das unidades de ensino relataram dificuldades em gerenciar o novo sistema, constatando inconsistências na hora da inscrição.

Do outro lado, pais que necessitam efetuar as matrículas precisam procurar diretamente a escola pretendida para fazer a inscrição e aguardar a vaga. Outra questão apontada é a situação de irmãos matriculados em unidades e períodos diferentes, o que prejudica que a rotina da família.

Por esses motivos, o vereador Fabrício Cardoso, através do requerimento 444/2020, aprovado na sessão da última quinta-feira (13), questionou informações sobre o novo sistema e se existem estudos para que a Seduc volte a controlar a disponibilização de vagas nas escolas municipais. “Desde o começo do ano, recebo reclamações sobre o sistema de matrículas. São pais desesperados, sem entender o motivo dos filhos serem direcionados a uma escola distante de sua residência ou de irmãos que são inscritos em unidades diferentes. Os pais acabam procurando as unidades mais próximas para manifestar interesse na transferência, mas sem a certeza de que vão conseguir a vaga na escola desejada. É uma verdadeira dor de cabeça para todo mundo”, detalhou.

Álbum de Fotos