Câmara de Santos reduz a utilização de papéis com a nova tramitação

Envio exclusivamente digital de requerimentos e indicações ao Executivo começa na primeira sessão

1 curtiu

A Câmara de Santos dá início, já na primeira sessão deliberativa deste ano (03/02) à eliminação de papéis para a tramitação de proposituras. Projetos, requerimentos e indicações serão processados exclusivamente por meio eletrônico. A notícia foi dada nessa quarta-feira (22) durante uma aula explicativa sobre o sistema para os assessores da Casa. Com isso, o Poder Legislativo poupará cerca de 300 mil folhas anualmente - quase 100% dos papéis utilizados - reforçando suas ações de sustentabilidade e preservação ambiental.

A tramitação eletrônica  das propostas legislativas será feita por meio do sistema 'Plataforma BS Studio'. O método foi criado pela empresa Backsite, vencedora da licitação responsável pela modernização digital dos processos da Câmara.

A novidade atende ao novo Regimento Interno do Legislativo, aprovado no ano passado e que prevê um modelo de proposituras eletrônicas a partir de 2020. Agora, será possível trabalhar com ofícios digitalizados e protocolados, certificados e assinados digitalmente pelos vereadores. Essa condição garante mais segurança e autenticidade aos documentos.

O 'Plataforma BS Studio' trabalha com assinatura eletronica, ou seja,  uma ferramenta que certifica os ofícios eletronicamente, utilizando o certificado digital A3. Ele ainda conta com ferramentas de adiamento e subscrição de projetos e requerimentos, ata das sessões ordinárias, a consulta de proposituras e ordem do dia, processos que até o ano passado exigiam individualmente, pelo menos, seis folhas.

Tudo isso adiantará os processos que antes eram resolvidos somente em Plenário, possibilitando, assim, mais tempo de discussão nas sessões sobre as proposituras e os acontecimentos da Cidade. Também, cria-se uma compatibilidade com o sistema eletrônico e de processos digitais já  utilizado pela Prefeitura de Santos.

''Ao iniciar as tramitações exclusivamente por meio eletrônico, a Câmara de Santos entra definitivamente na era da modernidade e da sustentabilidade ambiental. Além de facilitar os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores, este avanço vai reforçar o Poder Legislativo como referência de padronização de sistemas online na Região", afirma o presidente da Casa, Rui De Rosis.

Álbum de Fotos