Câmara de Santos é a primeira do Brasil a receber intérpretes de Libras

A transmissão em Libras foi implantada há 13 anos

Em 26 de janeiro de 2007, teve início a primeira transmissão em Libras de uma sessão legislativa no país, o fato aconteceu em Santos, fruto de uma parceria entre Câmara Municipal e Associação Assistencial Cáritas (Núcleo de Reabilitação da Criança e Adolescente Portador de Deficiência Auditiva e de estudo e difusão de Libras). Hoje, todas as sessões, sejam ordinárias ou solenes, transmitidas pela TV Câmara (canal 09 da NET) dispõem da tradução simultânea.

A transmissão em Libras foi implantada há 13 anos, graças a uma ação do então presidente da Câmara, vereador Marcus De Rosis, que tinha a inclusão social como uma de suas principais bandeiras. “O legislativo santista acredita que os surdos não devem viver em uma sociedade adaptada apenas para os ouvintes” dizia o ex-presidente.

Hoje, a TV Libras é composta por três intérpretes, Eliane Cândido, Hudson Pereira e Roseane Cristina Rosa. Todos revezam um estúdio que fica no Auditório Zeny de Sá Goulart. Segundo Roseane, a vocação para ser intérprete surgiu desde quando ela era pequena “Acredito na importância da inclusão do surdo, porque eles têm o direito de saber das coisas assim como os ouvintes. Foi por eles que eu segui com a profissão que sempre tive o maior orgulho”.

Para o atual chefe do legislativo santista, a iniciativa do ex-presidente Marcus de Rosis é motivo de orgulho “Marcus pensou em acessibilidade e isso nos motiva a aperfeiçoar e implantar ainda mais os projetos que garantem os direitos de inclusão não apenas dos surdos, mas de todas as pessoas. Pensar no próximo, buscar a inclusão social, quebrar barreiras e preconceitos é nosso grande objetivo, dar continuidade a um trabalho iniciado em 2007 nos garante que dias melhores virão para todos, com um horizonte mais próspero para Santos e para o Brasil”. Afirmou o atual presidente, Rui de Rosis.

Álbum de Fotos