Câmara completa 10 anos de atividade no Castelinho

Curtir

A Câmara Municipal de Santos completa no dia 1º de agosto, 10 anos de atividade no Castelinho, que se tornou sua sede definitiva depois de passar mais que quatro séculos em endereços provisórios. A década do Legislativo em sua nova sede foi marcada pela atuação concreta de todos os vereadores, seja pela apresentação de proposituras e aprovação de requerimentos e projetos de leis ou pelo diálogo com a população e o poder executivo, quando necessário para a solução das questões importantes para o bem-estar dos moradores e o desenvolvimento da cidade, que é uma das mais importantes da Baixada Santista e do estado de São Paulo.

As obras de restauro e construção do prédio anexo duraram quase três anos e a inauguração da sede aconteceu no dia 15 de dezembro de 2010, período em que o vereador Marcus de Rosis presidia a Mesa Diretora da Câmara. A transição do Legislativo de seu último endereço na Rua XV de Novembro para o Castelinho em 2011, foi o início de uma nova era, que consolidou a partir daí sua importância como instituição, reunindo condições e estrutura física para receber a população em condições dignas, bem como dar sequência às atividades administrativas e legislativas, como sessões ordinárias, sessões solenes e audiências públicas, em espaços adequados.

No Castelinho, estreitou-se a relação com a cidade, a ponto de a Câmara Municipal de Santos ter sido neste período de emergência mundial em saúde causada pela Covid-19, o organismo mais importante em termos de atuação junto ao poder executivo para minimizar as consequências da pandemia sobre a vida da população, o comércio e o desenvolvimento de Santos. Foi nos gabinetes dos vereadores, nas sessões ordinárias e nas inúmeras reuniões convocadas pelos parlamentares, que nasceram projetos de auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade e ao comércio, além da possibilidade de retomada do crescimento que a cidade de Santos tanto merece. E a atuação não aconteceu apenas nos projetos, aconteceu na prática. A Câmara Municipal de Santos transferiu recursos na ordem de R$ 11.9 milhões no primeiro semestre deste ano, para viabilizar programas sociais de entrega de cestas básicas, cursos de qualificação profissional e renda temporária.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Adilson Junior, afirmou que a mudança das atividades da Câmara para o Castelinho abriu um novo horizonte para o legislativo, que através da atuação e trabalho de seus vereadores, tem valor e importância reconhecidos pela população, à qual devem representar e ter como foco principal.

HISTÓRIA

Projetado pelo engenheiro e arquiteto Maxiliano Emílio Hehl e inaugurado no dia 7 de setembro de 1909, o Castelinho abrigou o 6º GB - Grupamento dos Bombeiros do Estado de São Paulo, sendo referência histórica no Bairro Vila Nova. A recuperação do prédio exigiu um minucioso processo de restauração, que o transformou num dos mais belos cartões postais da Cidade.
O projeto de restauração do prédio e construção do anexo, de autoria do arquiteto da Ney Caldatto, foi executado pela Prefeitura Municipal de Santos.

As características originais do imóvel centenário continuam sendo respeitadas. A inovação desde a inauguração, foi a geração de energia elétrica por placas fotovoltaicas, que desde o início do ano estão em pleno funcionamento, trazendo economia de recursos.

Álbum de Fotos