Bicicletas elétricas são foco na Câmara

Pixabay

Curtir

A Câmara de Santos, em sua última sessão, debateu a regulamentação das bicicletas elétricas e veículos sem tração humana nas ciclovias. O projeto de lei estabelece definições de uso de vias, tráfego, condições de equipamento e sua utilização.

Santos tem como um dos nortes, a curto e longo prazo, se tornar uma cidade cada vez mais dependente de veículos limpos, bem como promoção dos modais que favoreçam o transporte coletivo. Considerando isto, e do uso crescente dos santistas destes equipamentos, é necessário que a cidade regulamente sua utilização.

Proposto pelo vereador Paulo Miyasiro, o projeto foi motivado, além destas razões, por relatos de usuários da ciclovia, bem como de comerciantes próximos à via, de ciclistas que trafegam a velocidade que não condizem com a natureza da pista. “Alguns modelos podem chegar a até 45km/h. Um ciclista médio atinge cerca de 18km/h, que foi o pensado no momento da construção da ciclovia”, esclarece o edil. “Além disso, a via é muito próxima à praia e ao calçadão, para se ter acesso a ambos é preciso atravessá-la, e é muito frequentada. Um acidente seria desastroso”, conclui o edil.

Álbum de Fotos