A inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços da sociedade e nas políticas públicas foi tema de audiência pública na Câmara de Santos na segunda-feira, 30 de junho.
Sob o título “Reais desafios da inclusão: como estamos?”, a audiência reuniu no Auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart jovens, pais, profissionais da área, autoridades e pessoas com diferentes tipos de deficiência, que compartilharam suas experiências, desafios e sugestões para uma sociedade mais inclusiva.
“Falar sobre transtornos, síndromes, deficiências é urgente, sim, porque é muito bom vermos a dor ganhando acolhimento. Mas será que estamos exagerando num outro extremo?”, indagou na abertura do encontro a vereadora Cláudia Alonso (Podemos), que convocou e presidiu a audiência. “O respeito deve existir, mas o que nos assusta é a pressa em diagnosticar, medicar e o pior, em silenciar para não incomodar”, acrescentou.
A mesa foi composta pela promotora de Justiça Ana Carolina Fuliaro Bittencourt; pelo presidente da Câmara Jovem de Santos, Henrique Augusto; pela secretária municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Nina Barbosa, e pelo diretor-geral do projeto TanTan, Renato de Renzo.