Alunos dos morros podem perder ônibus escolar em 2012

Mães temem que crianças acima de três anos tenham que ir à escola sozinhas

Curtir

O vereador Arlindo Barros (PSDB) apresentou  requerimento pedindo informações à SEDUC (Secretaria de Educação) sobre o transporte escolar para alunos das escolas Rubens Lara, João Otávio, Therezinha de Jesus e Magali Alonso. Segundo informações das mães, a partir de 2012 os alunos acima de três anos de idade e que moram menos de dois quilômetros das UMEs terão que usar transporte público para irem às escolas, recebendo passe escolar.

No mês de setembro, a SEDUC começou a chamar as mães para realizar  cadastramento dos alunos, com objetivo de mapear a distancia onde moram as crianças das escolas. De acordo com as mães, para alunos acima de três anos e que moram menos de dois quilômetros da sua escola, a SEDUC vai dar dois passes escolares por dia, para o aluno chegar a escola. " As mães foram comunicadas, através da SEDUC, que as crianças não mais poderão utilizar os ônibus da secretaria" diz Barros.

Existe um problema com relação as vans que vão para a escola João Otávio, já que a mesma não têm itinerário de volta. "Nesse caso, as crianças teriam que pegar a mesma van de ida, descer o morro, parar no ponto final embaixo e aguardar que ela suba novamente e parar no ponto inicial. É um absurdo", critica o parlamentar.

Em reunião com as mães que residem no morro Santa Maria e que possuem  filhos estudando na UME Rubens Lara, mas que não têm condução para chegar a escola, uma funcionária da SEDUC informou que as crianças teriam que se acostumar a andar sozinhas um longo trajeto com subidas e descidas até a escola. "Vejo aqui uma transferência de responsabilidades que joga a opinião pública contra o legislativo, quando seria obrigação do poder executivo garantir os direitos das crianças e adolescentes estudarem".

Reunião: Os membros da comissão de Educação formada pelos vereadores Reinaldo Martins (PT), Marcelo Del Bosco Amaral (PPS) e Geonísio Pereira Aguiar (PMDB), juntamente com o vereador Arlindo Barros, se reuniram no dia 24 de outubro com a secretária de educação, Suely Maia, juntamente com as mães no CAIS Santista para entrar em consenso em quanto à questão do transporte escolar.

Foi explicado que o cadastro foi feito para avaliar a distância onde o aluno mora para a escola "Houve casos que registramos alunos que ganhavam passe, mas sua residência é menos de 800 metros de casa", diz a secretária. Uma das sugestões do encontro foi um pedido junto às vans para alterem o percurso da linhas e passem na porta das escolas. Os vereadores se surpreenderam ao saber que existem três ônibus parados por falta de manutenção. "A ideia seria comprar, mas a SEDUC não tem não tem como fazer revisão ou contratar motorista", diz a Maia. A ideia da secretaria é terceirizar o serviço de ônibus.

Wilson Soares - Assessor de imprensa.
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470.
Site:
www.arlindobarros.com.br // Twitter: http://twitter.com/arlindobarros_