Vereadora denuncia lentidão nas obras do PAC

Fato constatado, após vistoria, dia 21

Curtir

Em vistoria realizada no último dia 21/9, a vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT) visitou as frentes de intervenção do PAC da Habitação de Santos. A vereadora esteve na Caneleira, no Caminho São José e no Caminho da Divisa, além do conjunto habitacional Tancredo Neves, em São Vicente, onde já deveria ter sido iniciada a construção de unidades habitacionais destinadas ao programa habitacional de Santos.

O objetivo da vistoria foi o de verificar o estágio das obras executadas com recursos municipais e federais, por meio de convênios com o Ministério das Cidades.
Na Caneleira, a vereadora observou a cravação de estacas (foto anexa), no local onde devem ser construídos 17 blocos com 680 apartamentos. O convênio iniciou-se em junho de 2006 e as obras somente foram iniciadas em maio de 2011.

Apesar dos obstáculos de natureza jurídica e ambiental, Cassandra considera extremamente atrasado o andamento das obras, que são estratégicas para o desadensamento do Dique da Vila Gilda, retirando famílias de condições de grande precariedade.

Entulho onde deveria haver habitação
No Caminho São José, Cassandra vistoriou o local onde foram retiradas palafitas de cima do canal do dique, para implantação de galeria de drenagem. Esta obra localiza-se junto ao conjunto habitacional Pelé II, onde caiu uma caixa d\'água em 2010. O local, lamentavelmente, encontra-se tomado por entulho depositado irregularmente (foto acima). Acerca da questão, Cassandra pretende representar ao Ministério Público, pois é inadmissível que uma área objeto de intervenção do PAC tenha se transformado em um depósito de entulho.

No Caminho da Divisa, a vereadora pode finalmente ver a construção adiantada de 56 casas sobrepostas na Rua Flor Horácio Cirilo. No local, a Cohab também removeu palafitas e implantou galeria de drenagem, mas a obra custou a iniciar, em função de indefinições de caráter técnico na execução do aterro. O convênio referente a esta intervenção iniciou-se em dezembro de 2007.

No conjunto Tancredo Neves, não há qualquer sinal de intervenção. Embora Cassandra sempre tenha se posicionado contrariamente a esta obra, em função da remoção de famílias do Dique e do São Manuel para uma localização distante, é evidente a demora em iniciar uma obra, sem a qual a urbanização das favelas da Zona Noroeste não ocorrerá, conforme o planejado pelo governo municipal.

Do conjunto dos recursos conveniados para a urbanização das favelas da Zona Noroeste de Santos já foram liberados R$ 45.843.863, até setembro, incluindo a construção das 480 unidades do conjunto habitacional Pelé II. Mas pelo verificado nos locais, é muito dinheiro para o que foi efetivamente realizado.

Na Sessão de 26/9, Cassandra apresentou um balanço da vistoria e cobrou celeridade por parte do Executivo municipal, pois as obras do PAC da Habitação deveriam ser a maior prioridade do governo santista, em função da precariedade das condições de moradia das famílias que devem ser atendidas. A vereadora concluiu lançando um repto ao prefeito, para que este conclua as obras ainda em seu mandato.

José Marques Carriço
Assessoria da Ver. Cassandra Maroni Nunes

Tel. do gabinete da Ver. Cassandra Maroni Nunes (13) 32191890

Acompanhe também a vereadora no Twitter: http://twitter.com/canunes e http://twitter.com/cassandraecia ; no Facebook: http://pt-br.facebook.com/people/Cassandra-E-Cia/100002093183908 e o blog: www.cassandraecia.blogspot.com.