Vereador participa de Audiência Pública com a Sabesp e a CPFL

Santos aumenta a demanda por serviços de qualidade

Curtir

O Vereador Geonísio Pereira, o Boquinha, participou dia 27 de junho de Audiência Pública que tratou do plano de atendimento a população por parte da Sabesp e da CPFL. O Vereador esteve presente na reunião por fazer parte da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha, sugere e estuda as alterações feitas no Plano Diretor do Município.

O Gerente do Departamento de Serviços da CPFL, Luis Antonio Cunha, mostrou que a Companhia Piratininga de Força e Luz está preparada para a crescente demanda da região da Baixada Santista. Cunha mostrou que na Baixada a CPFL tem cerca de 595 mil clientes, atendendo cinco Municípios com aprocimadamente 1, 25 milhões de pessoas.

Dentro dessas mais de um milhão de pessoas, 2% estão em Santos, maior cidade da região e que não para de crescer. A previsão de crescimento para a população santista é de 0,9% ao ano.

Apesar do aumento na demanda de toda a região, principalmente por conta dos novos empreendimentos imobiliários e no setor portuário, apenas 67% da capacidade elétrica da CPFL para a região é utilizada. A projeção é que em 2022 a utilização da capacidade elétrica suba para 81%, por isso a empresa já planeja construir em 2017 uma nova subestação, que aumentará a capacidade elétrica da região.

João Cesar Prado, Superintendente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, mostrou a evolução da distribuição de água e da rede coletora de esgoto.

Segundo dados da Companhia, existem cerca de 490 mil ligações de água na região, atendendo aproximadamente um milhão e meio de pessoas, número que pode triplicar na temporada, chegando a 3,7 milhões de pessoas. São 6.161 quilômetros de rede transportadora, que no pico da temporada despeja algo em torno e 843.000 m³ de água por dia. Com essa capacidade seria possível encher 340 piscinas olímpicas.

Na rede de esgotos, a região conta com 274 mil ligações, com uma rede de 2.955 quilômetros, atendendo aos nove municípios da Baixada Santista. Assim como acontece com a distribuição de água, o número de pessoas dobra na temporada, com isso o tratamento de esgoto chega a cerca de 675 mil m³ por dia. O principal investimento foi o programa “Onda Limpa”, que até 2020 investirá 4,5 bilhões de reais no tratamento de esgoto.

Hoje, a rede coletora de esgoto atende a algo em torno de 62% dos lares da Baixada Santista, a previsão da Sabesp, com os investimentos que estão sendo feitos é que em 2020 cerca de 95% dos lares tenham saneamento básico.

Assessoria de Imprensa - Vereador Boquinha (PMDB)

(13) 3219-3071 |gpaboquinha@hotmail.com

facebook.com/ver.boquinha | twitter.com/ver_boquinha | vereadorboquinha.blogspot