Saúde Bucal dos atletas

Vereador propõe exame para prevenir problemas

Compartilhe!

Curtir

As informações, disponíveis até agora, dão conta que o falecimento do atleta norteamericano Laurence Scott Young, que defendia a equipe de basquete do Internacional de Regatas/Fupes, teria como causa a ocorrência de problemas dentários, originando quadro grave de infecção generalizada. Profissional de Odontologia  há trinta e dois anos, o Vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS na Câmara, apresentou dois projetos de lei destinados a evitar outros casos semelhantes.

O primeiro acrescenta a exigência de exame bucal para a contratação de atletas pelo Município, por meio do programa "Adote um Atleta". A segunda proposta amplia o alcance ainda mais, estabelecendo a obrigatoriedade de exame bucal a todos os atletas que representarem o Município, inclusive por meio de convênios, patrocínios e parcerias.

Os atletas deverão apresentar, anualmente, declaração assinada por um Cirurgião-Dentista de que a sua condição bucal permite a prática de esportes. Ao discorrer sobre o assunto, no Plenário da Câmara., o Vereador Braz explicou que problemas dentários podem causar a endocardite bacteriana, doença que, por meio da corrente sanguínea, pode atingir o coração e outros órgãos, chegando a provocar a morte. 

O parlamentar do PPS considera que atletas de todas as categorias, principalmente dos chamados esportes amadores, deveriam se preocupar com o exame bucal, para prevenir casos como se supõe tenha ocorrido com   Laurence.

Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto
Telefone: (13) 3219-2168
e-mail: brazantunes@gmail.com