PT propõe que população decida sobre o número de vereadores

Eleitores devem ser ouvidos

Curtir

A população deve referendar o aumento ou não do número de vereadores em Santos. Essa é a proposta comum de duas emendas apresentadas pela bancada do PT na Câmara, segunda-feira (26/09), durante a votação, em segunda discussão, do projeto que redefine a composição do Legislativo, ampliando dos atuais 17 para 21 parlamentares, aprovado por unanimidade.

As emendas pedem a realização de uma consulta popular, a ser realizada no dia do próximo pleito eleitoral, no ano que vem. A diferença entre as propostas é que uma seria aplicada já na eleição de 2012, de autoria do vereador Reinaldo Martins, enquanto a outra valeria a partir de 2016, apresentada pela vereadora Cassandra Maroni.

“Somos favoráveis ao restabelecimento das 21 cadeiras. No entanto, entendemos ser necessário tempo para que haja um debate com a população, que se mostra desconfortável com o tema, e assim convencê-la de que a composição da Câmara deve ser de 21 e não de 17 vereadores. É nosso papel colocar as nossas posições ao julgamento da sociedade”, defendeu Reinaldo.

Reinaldo defendeu o combate às visões equivocadas e despolitizadas sobre o assunto, pois, segundo ele, colocam em xeque o modelo político-democrático. “Expliquemos o nosso ponto de vista e demonstremos o papel que representamos para a democracia”, disse ele, rechaçando a ideia de que o aumento de vereadores representaria maior custo ao erário público.

Cassandra afirmou que foi uma visão precipitada da Câmara a não-discussão sobre o projeto com a sociedade, “pois a população tem o direito de manifestar-se quanto à nossa decisão. Há um incômodo na sociedade e não podemos dar as costas para isso. Temos o dever de confrontar as propostas e as emendas criam uma forma legal de ouvir a população.”

As emendas foram encaminhadas à Comissão de Justiça e Redação da Câmara e, tão logo sejam emitidos os pareceres, irão à votação em plenário, durante a apreciação, em redação final, do projeto.

Assessoria de imprensa do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1 - 2º andar - Sala 2 - Vila Nova - 11013-360 - Santos / SP
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182
www.professorreinaldo.com.br - reinaldomartins@professorreinaldo.com.br