Professora e ex-vereadora Suely Morgado é a mais nova Cidadã Santista

Título foi entregue por Reinaldo Martins

Curtir
O título de Cidadã Santista, conferido pela Câmara de Santos à ex-vereadora Suely Morgado, foi entregue em sessão solene, terça-feira, 18, às 19 horas, no Plenário do Legislativo. A homenagem, proposta pelo líder do PT, vereador Reinaldo Martins, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores santistas. Martins, ao justificar a sua proposta, qualificou a ex-vereadora “como uma das mais honradas, coerentes e estimadas figuras políticas da história de Santos”.

Suely é natural de Americana, no interior de São Paulo, mas construiu sua carreira profissional como educadora na Baixada Santista, lecionando em várias escolas municipais e estaduais de Santos, São Vicente e Cubatão. Foi também professora, durante dez anos, da Faculdade de Pedagogia do Carmo e coordenadora do Departamento de Psicologia dessa instituição de ensino. Na Universidade Lusíada, lecionou Psicologia da Educação.

De 1989 a 1993, trabalhou na Prefeitura de Santos, como chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Nesse período, foi a  responsável pela implantação do projeto de integração de portadores de deficiência na Escola de Educação Especial Carmelita Proost Villaça, iniciativa que alcançou repercussão nacional.

Reinaldo, na justificativa do projeto, ressaltou que ”foi por sua atuação na administração e no ensino públicos que Suely se credenciaria a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Santos, elegendo-se pela primeira vez em 1996, o que se repetiria nas eleições de 2000 e 2004”.

Ainda segundo o vereador, “Suely foi a responsável pelo processo de tombamento da antiga estação ferroviária da Sorocabana, aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico em 1998, espaço hoje ocupado pelo Fórum da Cidadania, organização da qual é uma das mais importantes colaboradoras e entusiastas”.

Reinaldo lembrou também que, como presidente da Comissão Especial de Vereadores de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, “Suely liderou um amplo processo de discussão com vários segmentos sociais para a elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos, aprovado em conferência municipal realizada em 2001, no Teatro do Sesc”. Em 2002, o trabalho dessa comissão foi apontado pela Fundação Getúlio Vargas como uma das cem melhores iniciativas públicas do país.

Gabinete do vereador Reinaldo Martins (PT)
www.professorreinaldo.com.br