Parlamentar volta a alertar sobre os problemas das escolas municipais

Pais de alunos e servidores cobram soluções

Curtir
De reparos simples à falta de professores nas salas de aula. Esse é o cenário problemático das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santos, que mais uma vez foi alertado pelo vereador Reinaldo Martins (PT), na sessão de quinta-feira (22/03). Segundo ele, as reclamações de pais de alunos e de servidores da Educação não param de chegar ao seu conhecimento.

Conforme o parlamentar, que realizou duas recentes visitas a unidades de ensino, as solicitações de manutenção são diversas e, quando são atendidas, levam meses para que o reparo seja efetuado. De acordo com Reinaldo, um relatório de execução de reparos lhe foi enviado pela Prefeitura, no qual se constata que nem todas as reivindicações das escolas são atendidas.

No entanto, disse o vereador, a reivindicação mais ouvida é do reforço no contingente de professores e substitutos. “Esperamos que com o Plano de Cargos e Carreiras do Funcionalismo, que será discutido na Câmara nos próximos dias, parte desses problemas seja resolvida, considerando que a Prefeitura tem perdido bons profissionais para municípios vizinhos, onde a prática de salários e as condições de trabalho são bem melhores.”

Florestan Fernandes – Reinaldo mencionou o caso da UME Florestan Fernandes, uma das escolas visitadas por ele, cuja diretoria encaminhou, entre janeiro e outubro de 2011, 68 solicitações de obras e pequenos consertos. Desses, citou ele, 52 foram atendidos, entre eles o de reparo da fachada da escola.

“Porém, os funcionários que executaram a obra tiraram os andaimes, mas não pintaram. Quem olha, hoje, acha que a escola está ruindo. Quer dizer, nunca se faz um serviço completo na Prefeitura”, observou o vereador, pontuando que dessa maneira é difícil saber quando ou se serão atendidos os 16 demais pedidos da escola.

O vereador mencionou também que recebeu em seu gabinete mães de alunos da escola, na quinta-feira (22/03), acompanhadas pela deputada estadual Telma de Souza (PT), que lhe entregaram cópia de um abaixo-assinado organizado por elas, além de fotos e anotações, com o intuito de que o vereador intervenha pela adoção por parte da Prefeitura das medidas para resolver os problemas.

“As situações mostradas nas fotografias são deprimentes, de problemas já comunicados à Prefeitura, mas que até hoje não tiveram solução. A Prefeitura parece que não possui um plano de manutenção das escolas, o que pode colocar em risco a saúde e, em alguns casos, a própria segurança dos profissionais e alunos”, disse o vereador.

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1 - 2º andar - Sala 2 - Vila Nova - 11013-360 - Santos / SP
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182
www.professorreinaldo.com.br - reinaldomartins@professorreinaldo.com.br