Parlamentar homenageia Pedro Bandeira

Escritor santista recebe medalha dia 29

Compartilhe!

Curtir

O escritor santista Pedro Bandeira, um dos maiores sucessos comerciais da literatura brasileira, receberá a Medalha de Honra Braz Cubas em sessão solene que acontecerá nesta terça-feira, dia 29, às 19 horas, na sede da Câmara Municipal de Santos. A homenagem, proposta pelo líder da bancada do PT no legislativo santista, vereador Reinaldo Martins, é um reconhecimento da importância da vasta obra infantil e juvenil do autor, já comparado a Paulo Coelho por causa dos números expressivos das vendas de seus livros.
 
Estima-se que Pedro Bandeira de Luna Filho tenha vendido mais de 20 milhões de exemplares de suas mais de 80 obras, que lhe valeram importantes prêmios literários, como o Jabuti de melhor livro infantil, por O Fantástico Mistério de Feiurinha, e o APCA, por A Marca de uma Lágrima, ambos concedidos em 1986.
 
O escritor, que nasceu em Santos em março de 1942, estudou no tradicional Colégio Canadá e ingressou no universo das artes, no fim dos anos 1950, por intermédio do teatro amador, sob a orientação de Patrícia Galvão (Pagu).  Em 1961, foi para São Paulo estudar Ciências Sociais na USP. Na Capital, dedicou-se intensamente ao teatro, alternando as funções de diretor, ator, cenógrafo e manipulador em teatro de bonecos. Foi apresentador de programa tevê para jovens e jornalista no extinto jornal Última Hora e na editora Abril. Também atuou como redator, diretor de criação e diretor de marketing no mercado publicitário.
 
Na carreira literária, teve suas primeiras histórias publicadas e distribuídas em bancas de jornal pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica. Esses trabalhos abririam portas para o lançamento de seu primeiro livro, em 1983, O Dinossauro que Fazia Au-Au, logo aclamado pelo público infantil.
 
Seu grande sucesso, porém, viria a ser A Droga da Obediência, de 1984, direcionado para o público adolescente, no qual ele se especializou. Esta obra é a primeira da série que ficaria conhecida como Os Karas, integrada por A Droga da Obediência, Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga do Amor e Droga de Americana!. Seus personagens são detetives, um grupo clandestino que investiga eventos misteriosos.
 
É o autor de literatura juvenil que mais vende no Brasil (10,8 milhões de exemplares até 2009, além de 11,2 milhões adquiridos pelo governo federal para distribuição às bibliotecas escolares). Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.
 
Atualmente, Pedro Bandeira tem 70 anos e vive numa chácara em São Roque, no interior paulista, ao lado da família.
 
Saiba mais no site www.bibliotecapedrobandeira.com.br .