Padre Paulo partiu. Braz lamenta

Religioso foi professor do Vereador na Faculdade de Odontologia

Curtir

O Vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS, lamenta o falecimento do Padre Paulo Horneaux de Moura Filho, na segunda-feira. Braz foi aluno do Padre no primeiro ano da Faculdade de Odontologia de Santos, primeira turma,  e lembra que ele era muito amigo dos alunos. "Além da sua generosidade e do seu grande conhecimento, seu espírito sempre brincalhão cativava a todos". Significativamente, a matéria era "Estudos dos Problemas Brasileiros".

Procurando dar um sentido maior à sua tarefa evangélica, Padre Paulo incentivava os alunos a participarem da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Paulo, fundada por ele em 1974, como forma de promover a integração social. "A sua oração, até em ritmo de samba, sempre abordava a questão social, buscando a formação integral do indivíduo, mostrando o grande humanista que ele foi", comenta o Vereador. Ao mesmo tempo, com a criação de uma escola de samba, atitude inusitada e corajosa para um religioso, mostrou  imenso interesse pela cultura e pelas manifestações populares.

"Como homem integrado ao seu  tempo, dedicou atenção especial à juventude, tornando-se uma referência para toda a Baixada Santista. Isso mostra a sua abençoada preocupação com os rumos da Sociedade. A fé, o otimismo e a ética que ele transmitia dão a medida da sua importância para a formação do caráter de milhares de jovens. E essa, para mim, é a sua grande virtude, o seu grande legado", diz o Vereador.

Braz faz um apelo aos seus colegas da primeira turma da Faculdade de Odontologia da  Unimes, para que seja feita uma homenagem simbólica ao Padre Paulo: " Vamos todos lembrar dele como um grande professor, um grande religioso e, também, como uma pessoa divertida, sempre alegre sem deixar de encarar a vida com seriedade, ao contrário. Por isso, devemos individualmente, mentalmente, agradecer pela sua presença entre nós".

Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto
3219-2168. www.brazantunes.com