Homenagem a Esmeraldo Tarquínio será nesta sexta

Parlamentar atendeu pedido do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Santos

Curtir

Os 85 anos de nascimento e 30 de morte do prefeito santista Esmeraldo Tarquínio Filho serão lembrados nesta sexta-feira, dia 13, em sessão solene na Câmara Municipal de Santos. O ato, iniciativa do vereador e líder do PT, Reinaldo Martins, atendendo pedido do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Santos, acontece às 19 horas, no plenário do Legislativo, à praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 (antigo quartel dos Bombeiros), na Vila Nova.

Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, nascido em 12 de abril de 1927, foi vereador, deputado estadual e prefeito eleito de Santos, cassado pela ditadura militar, dias antes de sua posse, em 13 de março de 1969.

Transformado num dos símbolos santistas de resistência ao arbítrio, Esmeraldo não testemunharia o retorno da autonomia política da cidade. Sua morte aconteceria no dia 10 de novembro de 1982, depois de 20 dias internado em decorrência de um aneurisma cerebral. Nove meses depois, o Diário Oficial da União publicaria o decreto-lei nº 2.050, marcando a eleição municipal para o dia 9 de julho de 1984.

O resultado do primeiro pleito para prefeito, após 15 anos de intervenção federal, consagraria uma ausência, a do último prefeito eleito livremente, Esmeraldo Tarquínio. Venceu a chapa liderada por seu antigo companheiro e vice-prefeito, Oswaldo Justo, e do seu próprio filho, Esmeraldo Tarquínio Neto.

Gabinete do vereador Reinaldo Martins - PT/Santos

tel: (13) 3219-3838