Hepatite C, essa desconhecida

Vereador pede mais campanhas de esclarecimentos

Compartilhe!

Curtir

A  população brasileira sabe pouco a respeito desta ameaça constante: a Hepatite C, desconhecida por mais da metade dos brasileiros, segundo levantamento realizado pelo DataFolha. O desconhecimento, porém, cobra o seu alto preço: nos últimos dez anos, praticamente 15 mil pessoas morreram por causa da doença.

O perigo assume contornos ainda mais graves quando se constata que a Hepatite C não apresenta sintomas em 80% dos casos.

Por tudo isso, o vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS, está insistindo junto ao Ministério da Saúde para que sejam imediatamente intensificadas as campanhas de esclarecimento voltadas à população, que não estão atingindo o efeito desejado. As pessoas não sabem o que é esta doença nem o que ela provoca.

O parlamentar do PPS lembra que, em Santos, o Grupo Esperança, dirigido por Jeová Pessin Fragoso, realiza trabalho primoroso de prevenção e esclarecimento a respeito dos perigos da Hepatite C. Mas considera que é preciso aumentar as ações voltadas ao esclarecimento da população.

"Apesar da existência de medicamentos e sistemas de tratamento, o Brasil precisa encarar com mais seriedade as doenças virais. Por falta de informação, muitas pessoas não realizam os testes adequados , exatamente porque não percebem sintoma algum. Mas, de repente, descobrem que estão com sérias lesões hepáticas, incluindo o câncer e a cirrose".

Muitas vezes, a descoberta ocorre tardiamente. Daí, a necessidade de, informação adequada e de campanhas maciças, criando-se um padrão preventivo no país, capaz de evitar o risco de morte precoce.

 

Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto
Tel. 3219-2168.brazantunes@gmail.com.
www.brazantunes.com.br