Fumo em locais fechados motiva protesto

Retrocesso para política antitabagista e para a saúde

Curtir

O abrandamento das regras que desestimulam o consumo de cigarros é estudado pelo Governo Federal, através de emenda que recria os "fumódromos" e permite o fumo em bares e restaurantes. A ameaça mereceu no Plenário da Câmara de Santos o protesto do Vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS, que apresentou requerimento solicitando a rejeição da emenda à Medida Provisória 540.

A simples possibilidade de retorno do fumo em locais fechados contraria frontalmente a Convenção - Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco, acordo internacional para combater o tabagismo no mundo, do qual o Brasil é signatário. O  Vereador Braz está apelando às lideranças partidárias do Congresso Nacional e ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que a emenda seja totalmente rejeitada, por significar um evidente retrocesso na política antitabagista.

"Além de incentivar a propagação do fumo passivo, a medida não contribuirá em nada para a redução dos problemas de saúde da população. A eventual aprovação neutralizará consulta pública realizada atualmente pela Anvisa, que pretende aprofundar as advertências sobre as consequências do fumo", alerta o líder do PPS.

Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS.
telefone: (13) 3219-2168.
brazvereador@yahoo.com.br