Exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos

Audiência para debater impactos de unidade da Saipem, acontece nesta terça-feira, dia 11

Curtir
A Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Marítimos, da Câmara de Santos, realiza, nesta terça-feira, 11, às 15 horas, audiência pública para discutir os impactos na cidade causados pelo empreendimento da multinacional italiana Saipem, a ser instalado no Complexo Industrial Naval de Guarujá (CING). A audiência foi proposta em requerimento, aprovado pelo Plenário da Câmara, pelo vereador Reinaldo Martins (PT).

Foram convidados a participar da audiência representantes de Codesp, Cetesb, Dersa, Prefeitura de Santos, Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, Promotoria do Meio Ambiente, Ibama, Terminal Pesqueiro Público, Agem, Capitania dos Portos, Praticagem, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Conselho Estadual do Meio Ambiente, Petrobras, Fórum da Cidadania e Saipem.

A empresa fornecerá peças e equipamentos para a exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos. Como a legislação municipal de Guarujá impede a movimentação de cargas pesadas na malha urbana, a empresa considera a opção de transportar tubulações fabricadas no interior do Estado pelas vias portuárias de Santos e embarcá-las em balsas com direção à unidade situada na outra margem do Estuário, próxima à sede náutica do Clube Internacional de Regatas. A utilização do Terminal Pesqueiro Público de Santos, com a construção de um píer de atracação de balsas, também vem sendo aventada.

A movimentação dessas cargas seria feita diariamente por meio de 30 a 60 carretas, entre meia noite e 5 horas da manhã. Moradores da Ponta da Praia, prevendo o ruído que o embarque e desembarque noturno de material pesado certamente produzirá, já manifestam preocupação e intenção de recorrer à Justiça para preservar os seus direitos.

Para o vereador Reinaldo Martins, caso confirmadas essas notícias, os impactos negativos para a cidade de Santos serão enormes. “É preciso debater com a empresa e todos os órgãos públicos envolvidos, a fim de que  possamos apurar o que se planeja e a cidade decidir se está disposta ou não a abrigar essa atividade. É fundamental também a participação da sociedade, que afinal é quem paga as contas e sofre as consequências.”

Beto Paschoalini
Assessor de Imprensa