Escolas Municipais terão placa informativa do Ideb em 2012

Objetivo é facilitar acompanhamento da qualidade de ensino

Curtir

Alunos e pais da rede municipal de ensino de Santos terão em 2012 mais um método de avaliar o nível de educação das escolas na cidade. Foi sancionada a Lei nº 2.790/2011, de autoria do vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), em 1º de dezembro, conforme publicação no Diário Oficial do município.

A norma obriga a fixação de placa informativa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obtido pela unidade de ensino, ao lado da porta principal ou em local de fácil visualização dos pais e público em geral.

O objetivo é facilitar o acompanhamento e a cobrança mais de perto da qualidade das escolas, já que o índice, originalmente, só está disponível via internet.

Na opinião de Boquinha, é necessário tornar claras as condições de ensino em Santos. "Em muitas escolas com más avaliações no Ideb, o fracasso é dado como coisa natural ou culpa do sistema. Não podemos mais terceirizar a culpa pela má qualidade na educação". Na placa, também devem constar o Ideb médio da cidade e do Estado, para comparação.

O Ideb

Criado em 2007, o Ideb é como uma nota de avaliação de unidades de ensino, em uma escala que varia de 0 a 10, com média 6, fixada pelo Ministério da Educação (MEC).

O indicador reúne os seguintes conceitos: aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Assessoria de Imprensa Vereador Boquinha