CEI vai ouvir supostas vítimas de assédio na Guarda Municipal

CEI exige cuidados e critérios na abordagem da denúncia

Curtir

Requisitar cópias do que foi apurado pelas investigações promovidas pela Prefeitura e pelo inquérito da Delegacia da Mulher será o primeiro passo da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que vai apurar denúncias de assédios moral e sexual nas dependências da Guarda Municipal. A decisão foi tomada na primeira reunião da CEI, segunda-feira (24/10).

A comissão, presidida pelo vereador Reinaldo Martins (PT), terá como vice-presidente o vereador José Lascane (PSDB) e, como relator, o vereador Marcus de Rosis (PMDB). Os membros da CEI decidiram estabelecer critérios para preservar a identidade das supostas vítimas e acusados, que poderão escolher entre terem seus depoimentos colhidos em sessões públicas ou sob sigilo.

Os primeiros a serem ouvidos, conforme deliberaram os vereadores, serão os autores das denúncias e os acusados, a serem identificados a partir do recebimento das cópias da sindicância administrativa e do inquérito policial.

“Queremos saber quem são as vítimas, em especial, a que diz ter sofrido o estupro, quem é o acusado, e o que foi feito até aqui na investigação. A seguir, pediremos às partes para virem à Câmara e prestarem seus depoimentos”, destacou Reinaldo.

A partir da análise dos documentos e dos depoimentos colhidos, a CEI decidirá sobre a convocação de outros servidores da Prefeitura. Por sugestão da vereadora Cassandra Maroni (PT), que não integra a CEI, deverá ser feita uma diligência no Canil da Guarda Municipal, local onde teriam ocorrido os fatos denunciados.

Cassandra propôs também a convocação dos responsáveis pelo Canil da Guarda, pelo Departamento Regional da Zona Noroeste e pelo Programa Guardião-Cidadão, mas esse pedido não chegou a ser votado, permanecendo sobre a mesa dos trabalhos para ser deliberado depois que o teor da sindicância e dos inquéritos forem conhecidos, assim como o depoimento dos convocados.

A CEI foi instaurada a pedido do vereador Reinaldo Martins, baseado em notícias veiculadas pela imprensa local sobre um suposto caso de estupro de uma guardiã-cidadã e de assédio moral sofrido por quatro funcionários, praticados por um inspetor no canil da corporação.

Além de Reinaldo, Marcus de Rosis e Lascane, também compõem a CEI os vereadores Antonio Carlos Banha Joaquim e Manoel Constantino (PMDB), Sadao Nakai e Arlindo Barros (PSDB), Adilson Junior (PT), Braz Antunes (PPS), Valdir Nahora (PSB) e Odair Gonzalez (PR).

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1 - 2º andar - Sala 2 - Vila Nova - 11013-360 - Santos / SP
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182
www.professorreinaldo.com.br - reinaldomartins@professorreinaldo.com.br