Braz quer revitalização do Teatro do Colégio Canadá

nnnn

Compartilhe!

Curtir

Braz quer a revitalização do Teatro do Colégio Canadá

O Vereador Braz, Líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara Municipal de Santos, através de requerimento, propôs ao secretário estadual de Educação, professor Herman Jacobus Cornelius Voorwarld, a recuperação e revitalização do Teatro da Escola Estadual Canadá, em Santos. A intenção é que o espaço seja utilizado pela escola e pela comunidade.
 
Para o Vereador, que estudou no Colégio Canadá do Ensino Fundamental ao Médio, a revitalização do teatro da unidade de ensino estadual é muito importante para a população santista, para os moradores do bairro e para a história desse importante colégio. E também para a Cultura da Cidade. Afinal, foi no palco do Teatro do Colégio Canadá que começaram suas carreiras, ainda jovens e no teatro estudantil, atores santistas que conquistaram o país no Teatro e na TV como Cacilda Becker, Bete Mendes, Sérgio Mamberti, Cláudio Mamberti e Ney Latorraca. Todos estudaram na unidade escolar.

A solicitação de Braz foi motivada por um pedido do seu amigo pessoal e também ex-aluno do Canadá, o escritor Flávio Viegas Amoreira. "O Flávio é um verdadeiro cão de guarda da história da Cultura de Santos. Foi ele que motivou esse meu requerimento e como estudei no Canadá, tive inúmeras aulas de música e canto no palco do teatro. Foi lá que aconteceram e as cerimônias de formatura do colégio, comandadas pelo inesquecível mestre Edélcio Del Santoro. Além disso, baluartes do cenário artístico brasileiro, como Ney Latorraca, Bete Mendes, Sérgio Mamberti e Cláudio Mamberti desfilaram seu talento único pela primeira vez nas peças escolares que aconteciam nesse espaço. Por tudo isso o Teatro do Colégio Canadá precisa ser revitalizado".

Braz convoca os atores Ney Latorraca, Bete Mendes, Sérgio Mamberti e Cláudio Mamberti, ex-alunos do Canadá, para se juntarem nessa pressão política pela recuperação do espaço iniciada por ele e por Amoreira. "Não só eles, mas como outros grandes santistas, como o ministro de Ciências e Tecnologia Aloizio Mercadante, que estudaram no Canadá podem colaborar nessa intervenção junto ao Governo Estadual".

O Vereador quer que o Colégio Canadá também ceda o espaço para aulas de teatro, música e outras atividades culturais voltadas à população da Cidade. “A revitalização do Teatro do Colégio Canadá irá proporcionar a população santista o interesse e a possibilidade em ingressar na carreira teatral e quem sabe formar bons atores".

Colégio Canadá
Criada em 11 de agosto de 1934 por decreto do então governador Armando Salles de Oliveira, a Escola Estadual Canadá surgiu de uma reivindicação de exportadores de café que moravam em Santos. Eles pretendiam que o governo criasse um ginásio (5ª série em diante) para que seus filhos pudessem continuar os estudos. Desta forma, o Canadá passou a ser o primeiro ginásio estadual da Cidade, já que, naquela época, a Cidade possuía somente grupos escolares, e ainda o Gymnásio Santista José Bonifácio.

Braz quer ciclovias nas Av. Conselheiro Nébias e Pedro Lessa

O Vereador Braz, líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara Municipal de Santos, é um dos vereadores que mais defende o uso das ciclovias e das bicicletas como meio de transporte e lazer. Nesse sentido, Braz solicitou ao prefeito João Paulo Tavares Papa estudos para construção de ciclovias nas Avenidas Conselheiros Nébias e Pedro Lessa.

Para ele, é necessária a construção dessas ciclovias, pois iria beneficiar o trânsito e a locomoção dos ciclistas. “A construção de ciclovias nessas duas avenidas iria beneficiar a população que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. O ciclista não iria precisar ficar andando junto com os carros, e assim ajudaria a diminuir o trânsito nas Avenidas da cidade, onde atualmente é caótico. Além disso, uma interligação entre as ciclovias é de extrema importância, tendo em vista a falta de interligação entre as ciclovias no Município de Santos. Nesse sentido, como a Conselheiro Nébias e a Pedro Lessa são avenidas com muitas casas comerciais é necessário ter ciclovias nesses espaços, com paraciclos instalados também, dando a opção ao municípe de ir trabalhar de bicicleta”, diz Braz que é presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata da instalação de biciccletários e paraciclos na Cidade de Santos.

Braz também defende o uso da bicicleta, visando o meio ambiente e a saúde. Segundo ele, o uso das bicicletas diminui a poluição que é liberada pelos carros, motos e caminhões. Como Cirurgião Dentista, Profissional da Saúde e Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara dos Vereadores de Santos, Braz é a favor da utilização das bicicletas, pois traria uma melhora na qualidade de vida das pessoas, evitando doenças cardiovasculares, musculares e respiratórias.


Vereador Braz quer mais segurança aos alunos da Unisantos

Sabedor de que ruas mal iluminadas ou com iluminação inadequada proporciona a ação de assaltantes, o Vereador Braz, Líder do PPS na Câmara Municipal de Santos, está preocupado com a segurança dos alunos da Unisantos. Isso porque a Rua Dona Luiza Macuco, perpendicular ao Campus Dom Edílio da Universidade Católica de Santos (Unisantos), no trecho entre a Rua Braz Cubas e Constituição está com sua iluminação deficiente. Diante da constatação do problema, Braz solicitou à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) a regularização da iluminação pública desta via pública, uma vez que um poste está com sua lâmpada apagada, e outros apresentam deficiências.

Na opinião do Vereador Braz, o local precisa de reparo urgentemente, pois a circulação de estudantes é intensa no período noturno naquela região. Além dos estudantes e moradores do bairro, os estabelecimentos comerciais também correm o risco de serem assaltados. “Temos que tomar providências em relação à má iluminação nesse trecho da Rua Dona Luiza Macuco, para amenizar o perigo de roubo que os estudantes e os moradores do bairro podem sofrer. Isso sem contar com os comércios que ficam abertos no período noturno. Falo isso, visando sempre à segurança da população santista”, define Braz.

Estabelecimentos comerciais e estudantes vivenciam a freqüência de assaltos na Rua Dona Luiza Macuco. O proprietário, do Lanches Vitória, Eugênio Alvarez, fecha diariamente seu bar às 19h30min com medo de assalto. Motivo é o que não falta. Ele presenciou um assalto na frente do seu bar, localizado na esquina da Rua Luiza Macuco, com Braz Cubas. “Dois rapazes estavam sentados no meu bar, quando entraram dois homens armados. Eles assaltaram e levaram a moto de um dos dois”, explica o proprietário. Alvarez ainda diz que a falta de iluminação é um dos principais problemas que faz a região sofrer assaltos.

O estudante Vinício Mancuso, que estudava no período noturno, no campus da Vila Mathias, afirma que já foi assaltado, juntamente com um amigo de classe. “Saí da faculdade por volta das 22h30min e estava indo buscar o meu carro com um amigo. Próximo ao carro, um rapaz nos abordou, dizendo que era um assalto e estava armado. Como não tínhamos dinheiro na carteira, tivemos que dar o celular para o assaltante”, diz o estudante.

Já a proprietária da SR Tempra Peças e Acessórios, Rosa Bourdot, foi a que mais sofreu prejuízo com os assaltos. A comerciante perdeu o número de vezes em que foi assaltada. “Sou proprietária há 20 anos e perdi o número de vezes em que fui assaltada. Quando eles não entram pela frente, vem pela parte de cima. Todo mundo fecha às 18 horas, com medo de assalto. Os únicos que ficam abertos são os bares e a lan house”, explica Bourbon.

Rosa diz também que todas as lojas já foram assaltadas esse ano. Inclusive a sua, no mês de Março. Falando dos assaltos, Rosa se recorda do roubo mais marcante que sofreu em sua loja. “Já fomos assaltados esse ano em Março, mas o mais marcante foi no fim do ano passado. Foi assalto à mão armada por dois rapazes às duas e meia da tarde. Eles renderam a gente, levaram dinheiro do caixa, relógio, materiais da loja, dando um prejuízo de R$5000,00”, conta a proprietária.

Braz defende plantação de árvores no Centro Histórico

O cenário urbano da Cidade de Santos hoje é marcado pelo trânsito intenso nas principais vias e a construção de novos empreendimentos em cada esquina. Essa aglomeração de carros prejudica o meio ambiente, pois através do escapamento de cada veículo é liberado o monóxido de carbono, substância que polui o ar atmosférico. O meio ambiente também é danificado em cada prédio construído, pois diminuem a área verde na Cidade.

De olho nesses problemas urbanos comuns em Santos, o Vereador Braz Antunes Mattos Neto, Líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara Municipal de Santos, solicitou ao Prefeito João Paulo Tavares Papa, o plantio de árvores nas vias de maior movimento do Centro da Cidade, como por exemplo, as Avenidas João Pessoa e São Francisco. A ideia de Braz é amenizar os efeitos da poluição automotiva e beneficiar a qualidade de vida das pessoas. “Sempre priorizei o Meio Ambiente, como um dos assuntos mais importantes em meus trabalhos. Quanto mais plantarmos árvores, maior qualidade de vida iremos trazer para a população de Santos. Além de diminuir e amenizar os gases poluentes expostos pelos veículos. Lembrando também, que as árvores embelezam o ambiente da Cidade” define o vereador.

Braz quer multa mais severa para quem remove árvores

O Vereador Braz, Líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara Municipal de Santos, está vigilante quanto a arborização da Cidade. Prova disso é que o legislador apresentou um projeto que modicica o Código de Posturas da Cidade (Lei 3.351 de 16 de abril de 1968), acrescentando um parágrafo ao Artigo 299 do referido código. Com a alteração, quem remover árvores sem autorização da Prefeitura , independente de outras sanções legais, será obrigado a plantar outras 30 árvores, a título de compensação ambiental, ou pagar valor correspondente a esse ato.

Braz propôs essa modificação devido a municipalidade, de forma geral, não ter adquirido a conscientização necessária da importância das árvores dentro do ecossitema urbano da Cidade. "Estamos vivendo em uma Cidade que sofre com o constante aumento do número de carros circulando no Município e ainda com o fim de áreas verdes sendo substitutídas por grandes empreendimentos. A presença de árvores garante a produção necessária de ar saudável para a população. Acontece que alguns munícipes querem retirar as árvores da frente de suas casas e prédios sem ter a consciência da importãncia daquela árvore para seu próprio bem estar. Com essa modificação no Código de Posturas queremos conscientizar o munícipe que não se deve retirar árvores da Cidade sem a devida autorização da Prefeitura", explicou Braz.

Vereador Braz busca solução para barulho incômodo na Rua Comendador Martins

Acordar em plena madrugada, com algum barulho que você não faria questão nenhuma de ouvir, é muito desagradável. Para acabar com esse incômodo que está sendo vivido pelos moradores da Rua Comendador Martins, o Vereador Braz, Líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara Municipal de Santos, solicitou ao prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) solução para o excesso de barulho produzido pelos caminhões de recolhimento de lixo durante a madrugada, prejudicando o descanso dos moradores da rua.

Na opinião do Vereador, uma noite mal dormida traz inúmeros malefícios à saúde do ser humano. “O descanso do corpo é importantíssimo para manter uma vida saudável. Uma noite mal dormida pode trazer vários danos à saúde da população, como por exemplo, o cansaço, a lentidão de raciocínio. E até doenças mais sérias, como: diabetes e obesidade”, explica Braz, que também é profissional da área de saúde, atuando como Cirurgião Dentista há mais de 20 anos.