Audiência Pública debate condições de trabalho dos enfermeiros

Encontro que ocorre hoje, 26, discutirá entre outros assuntos, a aprovação do PL 2295/2000

Curtir

Acontece  hoje, 26 de junho, às 19 horas, na Câmara Municipal de Santos Audiência Pública com o tema "Condições de trabalho da Enfermagem". O encontro será realizado em parceria com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo e faz parte do “Fórum Estadual 30 horas já”, que defende a redução da carga horária dos profissionais da Enfermagem de 40 para 30 horas semanais.

Participarão da Audiência representantes da Confederação Nacional de Saúde (CNTS), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren), do Sindicato Estadual dos Enfermeiros (SEESP), na pessoa de sua Presidente Elaine Aparecida Leoni, do Fórum da Enfermagem do Estado de São Paulo e de entidades representativas de Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Região Metropolitana da Baixada Santista.

A categoria aguarda há mais de dez anos a votação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que trata da redução da carga horária e está no Congresso Nacional, e reivindica melhorias nas condições de trabalho dos profissionais.

A sobrecarga estressante de trabalho e a baixa remuneração fazem com que os profissionais aceitem trabalhar em jornada dupla ou tripla, fazendo plantões de até 60 horas seguidas. Com o excesso de trabalho e desgaste físico e mental acabam ocorrendo erros gravíssimos, como os casos que tiveram repercussão nacional de auxiliares de enfermagem que cometeram erros grosseiros e acabaram tirando a vida de crianças.

Um estudo comprovado cientificamente relata que após 6 horas e 45 minutos seguidos de trabalho há um déficit de atenção considerável nos profissionais da Enfermagem, que durante toda a sua jornada de trabalho lidam com casos de urgência e emergência e com o estresse dos pacientes e de suas famílias.

Os Enfermeiros do quadro permanente da Prefeitura Municipal de Santos estão pleiteando a mudança no nível salarial designado P, para o nível Q. A mudança tem o objetivo de ajustar o valor do salário dos enfermeiros, de acordo com o nível universitário e a responsabilidade do trabalho dos profissionais da Enfermagem perante as demais categorias da Saúde. "Nós somos a única categoria profissional que permanece 24 horas por dia com o paciente e somos submetidos a péssimas condições de trabalho", declara a Presidente do SEESP, Elaine Leoni.

O Vereador Braz, Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Santos, solicitou a realização da Audiência Pública após ter sido procurado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo e defende as reivindicações da categoria.

“Fiquei com o meu pai durante dois meses na UTI do Hospital do Coração, em São Paulo, e acompanhei de perto o trabalho árduo e estressante dos profissionais da Enfermagem. Sou favorável à redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais, assim como a aumento do salário dos Enfermeiros na Prefeitura de Santos. Temos que dar mais valor para essa importante profissão, que lida diariamente com casos delicados entre a vida e a morte, tem imensa responsabilidade e um nível altíssimo de estresse” enfatiza o Legislador, que é profissional da saúde, atuando como cirurgião dentista há mais de 20 anos.

Gabinete do Vereador Braz
Tel.: 3219-2168 / 3211-4181