Aprovado relatório da CEI da Guarda Municipal

Vereador Reinaldo vota contra

Compartilhe!

Curtir
 
Os membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Santos que apura denúncias de assédios moral e sexual no Canil da Guarda Municipal aprovaram, por 9 votos a 1, o relatório final dos trabalhos, quarta-feira (07/03). O documento segue agora para votação em plenário, o que deve acontecer na próxima segunda-feira, dia 12.
 
O voto contrário foi do vereador Reinaldo Martins (PT), presidente da CEI, que apresentou um texto alternativo, pontuando, entre outras questões, a convergência nos depoimentos. Ele argumentou que, apesar de a comissão não ter a atribuição de incriminar ninguém, deveriam constar do relatório fatos contundentes apontados pelos denunciantes, como, por exemplo, a postura do ex-coordenador em relação aos subordinados e o armazenamento irregular de réplicas de armas no canil.
 
“A ênfase dada no relatório oficial está no aspecto jurídico e policial. Centrou-se, no meu entender, na questão da violência sexual contra a menina (guardiã-cidadã) para obviamente argumentar, com razão, que isso está prescrito”, alegou Reinaldo, ressaltando que as mudanças propostas por ele não alterariam o encaminhamento do relatório. “O nosso trabalho terminado seria obviamente encaminhado ao prefeito e ao Ministério Público.”  Mesmo assim, a proposta de nova redação do relatório foi recusada.
 
O texto elaborado pelo relator da CEI, vereador Marcus de Rosis (PMDB), assinala que faltaram provas materiais sobre os fatos relatados, como exames periciais para a constatação de violência sexual e lesão corporal, além de decurso de prazo por parte dos guardas para fazerem as denúncias, e remete o prosseguimento da apuração à Comissão de Inquérito da Prefeitura (Cominq) e ao Ministério Público. “Nosso critério foi técnico. Concluímos que não há provas, não há materialidade. É uma palavra contra a outra.”
 
A vereadora Cassandra Maroni (PT), que não integra a CEI, mas acompanhou todas as reuniões e depoimentos, criticou o documento do relator, cobrando as recomendações a serem feitas ao prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB). Para ela, se a apuração constatou irregularidades, tanto o ex-coordenador quanto a guarda feminina considerada seu braço-direito deveriam ser exonerados da corporação; por outro lado, se a conclusão fosse de que tudo o que foi relatado pelos denunciantes fosse inverdade, que eles sejam punidos.
 
Além de Reinaldo e Marcus de Rosis, a CEI é composta também pelos vereadores José Lascane (vice-presidente), Arlindo Barros e Sadao Nakai (PSDB), Antonio Carlos Banha Joaquim e Manoel Constantino (PMDB), Braz Antunes Mattos Neto (PPS), Odair Gonzalez (PR), Adilson Junior (PT) e Valdir Nahora (PSB).
 
Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1 - 2º andar - Sala 2 - Vila Nova - 11013-360 - Santos / SP
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182
www.professorreinaldo.com.br - reinaldomartins@professorreinaldo.com.br