Águas e pedras não rolam mais

Depois de muita luta, Morro da Caneleira recebe obras de drenagem

Curtir

Drenando as águas e melhorando a vida

O compromisso foi firmado no alto do Morro, na Caneleira, quando acontecia o ano de 2010: a população pedia melhorias, pois a vida estava cada vez mais difícil. Subir e descer era muito complicado, o morro sofria com problemas graves de drenagem. O Vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS, ouviu, refletiu e decidiu: alguma coisa precisava ser feita. De verdade.

Braz pediu à Prefeitura, insistiu, persistiu e repetiu. Tentou destinar verbas parlamentares federais, o que quase deu certo. Mas a burocracia venceu.  Geralmente a população pede algo que precisa muito e o Poder Público faz se puder. Ou se quiser. Vamos concordar: todos os cantos da Cidade pedem, pedem muito. Pois muito que se melhorar. E haja dinheiro para tudo o que é preciso arrumar!

Da convivência com a comunidade da Caneleira, ali para os lados do Caminho Particular São Jorge, o Vereador sentiu que as esperanças precisam ser compartilhadas, sempre. E não descansou enquanto não conseguiu alguma solução.

A oportunidade surgiu com a votação da Lei Orçamentária de 2011. O Vereador Braz destinou para a Caneleira as suas emendas parlamentares e conversou muito com a Secretaria de Serviços Públicos e com o Departamento de Adminstração Regional dos Morros. Sensibilizar era fundamental. Os funcionários responsáveis e que conheciam bem o local sabiam que a situação exigia ao menos obras que diminuíssem o sofrimento da população.

E, felizmente, abraçaram a causa. Editais foram publicados, serviços foram orçados e, em julho de 2012, as obras começaram. O Morro virou notícia, uma boa notícia: os jornais publicaram agora em novembro:Instalada rede de drenagem na Caneleira.

Quem sobe e desce todos os dias a rua Caminho Particular São Jorge não enfrenta mais enchentes, buracos, alagamento, correnteza. Um avanço para mais de duas mil pessoas. Uma vitória da persistência e da colaboração.

A rua recebeu 600 metros de tubulação de concreto de 500 mm (capacidade de vazão de 700 litros por segundo), desvio da água para a galeria fluvial que fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, cruzamento com as ruas Caminho São Jorge e Sebastião de Castro Rios. Foram instaladas seis caixas de concreto armado para a retenção de detritos e dissipação da água. Um muro de arrimo foi construído. A rua foi alargada em um metro.

Vista assim do alto, a vida da comunidade ficou um pouco melhor. Para o vereador, é isso que importa, é isso que se leva da atividade política.

Gabinete do Vereador Braz Antunes - PPS