A falta que uma ciclovia faz

Vereador quer saber quando será cosntruída a ciclovia da Visconde de São Leopoldo

Curtir

Para se estabelecer uma rota cicloviária com a necessária sequência, ainda falta    construir a ciclovia da Rua Visconde de São Leopoldo. É aí que o vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS, pergunta: "E quando será?".

A dúvida  é pertinente. Em novembro de 2009, o parlamentar recebeu da Prefeitura a resposta de que a ciclovia estaria totalmente pronta no primeiro trimestre de 2010. O tempo passou, nada aconteceu e ninguém ali pedalou. Braz voltou a questionar: "Quando será,de verdade?"

Não se trata de uma mera cobrança sem importância: agora que está sendo anunciada a ciclovia da Avenida Nossa Senhora de Fátima, será obrigatório completar
a ligação com o Centro e, na sequência, com o trecho da Praça dos Andradas, que por sua vez atravessa o túnel, chega à Waldemar Leão e brevemente, se ligará à ciclovia do Canal 1. E, daí, será possível atingir a ciclovia da orla das praias.
Como se vê, tudo precisa estar interligado.

Mas isso não será possível sem o trecho da Visconde de São Leopoldo. Segundo a imprensa, ali os ciclistas enfrentam sérios riscos: depois de seguir pela ciclovia da Martins Fontes , de repente tudo acaba e é preciso disputar espaço com carretas, caminhões e automóveis, tráfego muito pesado. E, pior, os ciclistas são obrigados a seguirem  no sentido contrário ao tráfego que vem do Centro.

Braz lembra de um detalhe muito importante: ali, a imensa maioria dos ciclistas é de trabalhadores, que usam a bicicleta como meio de transporte diariamente. Os trabalhadores merecem maior atenção, principalmente quando correm riscos tão sérios.

Resta continuar perguntando: quando será?

Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto

email: brazantunes@gmail.com