Vereador reúne autoridades portuárias e sindicalistas

Caminhoneiros e trabalhadores pedem resolução de problemas

O principal objetivo da Audiência Pública realizada no último dia 28 de fevereiro, foi o de achar soluções imediatas para um problema que os caminhoneiros vêm enfrentando durante anos: a falta de um lugar adequado para esses trabalhadores estacionarem seus veículos, enquanto esperam em filas que podem durar até 20 horas, conforme afirmou o Sr. Fred Aurélio, representante do Sindicato dos Caminhoneiros.

A Audiência, convocada e presidida pelo vereador Odair Gonzalez (PR), contou com a participação dos Vereadores Geonísio Pereira Aguiar e Marcelo Del Bosco, além de representantes da Codesp, Secretaria de Assuntos Portuários, representantes das empresas portuárias e sindicatos das categorias dos trabalhadores do porto.

Muito se discutiu sobre os transtornos que o tráfego desordenado desses veículos tem causado em toda malha viária. Várias soluções e projetos surgiram, mas todas a médio e longo prazo. Odair afirmou que “precisamos trazer soluções pontuais para resolver principalmente a questão das multas aplicadas pela CET que pune somente o caminhoneiro e multar não é a solução”.

A falta de espaços adequados para comportar os caminhões sobrecarrega principalmente a Av. Perimetral, onde sofre o caminhoneiro pela falta de estacionamento, parando em fila dupla. Também sofre o trabalhador que utiliza o transporte coletivo diariamente pela avenida e é penalizado com constantes congestionamentos.

Para Odair, “é urgente a criação de um terminal de caminhões para os trabalhadores em transporte de cargas terem um espaço digno onde esperar sua vez de desembarcar, com banheiros, vestiários e lanchonetes. Nós, parlamentares, representantes das empresas, da Codesp e da prefeitura vamos reunir esforços para solucionar de uma vez por todas essas reclamações de trânsito, falta de espaço e principalmente a questão das multas aplicadas. Vamos nos reunir com a CET para avaliarmos qual a melhor solução para o problema. As multas que já foram aplicadas e as pontuações nas habilitações não podemos mais alterar, mas daqui para frente, tenho certeza que essa comissão aqui reunida vai sensibilizar a diretoria da CET para mudar a orientação. Ao invés de multas, os agentes podem passar a orientar os motoristas na melhoria do trânsito.”

Ao final da reunião, Odair afirmou que “não dá pra sair dessa audiência com ar de frustração. Se não forem resolvidas essas questões pontuais, amanhã vai ter fila dupla, a CET vai lá multar, porque os moradores pedem e assim por diante. Nós temos que atacar o problema de frente. O que não dá é pra continuar com discussões e não resolver nada. Então vamos resolver. Vamos juntar as autoridades portuárias e vamos conversar com o Sergio Aquino exigir a fiscalização desses terminais, vamos com representantes dos sindicatos na Libra e vamos resolver o problema do canal 5, onde a empresa instalou uma balança na entrada do terminal, que atrapalha a fluidez do trânsito."

Assessoria do Gabinete do Vereador Odair Gonzalez