Parlamentar discute problemas vivenciados por caminhoneiros

Sugestão de Audiência Pública para debater entraves do setor

Curtir

Na sessão de quinta-feira (10), o vereador Odair Gonzalez (PR) sugeriu, no Plenário da Câmara Municipal,  Audiência Pública para estudar uma solução à quantidade de caminhões que circulam pela cidade  e também melhoria na qualidade de trabalho dos próprios caminhoneiros. Problemas esses, principalmente, de trânsito intenso e demorado na Av. Portuária.

Indignado com o descaso que o Poder Público tem dispensado à categoria há anos, Odair pretendeu, nessa Audiência, chamar atenção do Executivo e autoridades competentes do setor de cargas e transportes para as condições subumanas pelas quais os caminhoneiros passam. “Acampados nas ruas por dois, três dias, sem as mínimas condições de higiene e sem acomodações adequadas. É assim que Santos, com o maior porto da América Latina trata essa categoria de trabalhadores, vital para o desenvolvimento não só da Baixada Santista, de todo país”, afirmou o vereador.

Gonzalez sugeriu, como uma das opções, estudos para a construção de um terminal, no alto da Serra, com toda infraestrutura necessária, como vestiários completos, equipados com chuveiros e armários, acomodações para os que precisam esperar o navio aportar e restaurantes, nos moldes do Programa Bom Prato, comida de qualidade com preços acessíveis. “Nesse terminal, o caminhoneiro fica aguardando sua vez, ao invés do caos em que se transformou esse embarque e desembarque de cargas. Não há espaço físico em nossa cidade para abrigar esses veículos, muitas vezes enormes. Os pobres caminhoneiros ficam em filas intermináveis, atravessando toda a cidade e claro, causando vários transtornos. Só se ouve falar que não há agentes da CET na Portuária, por exemplo, então, a culpa desse caos virou do caminhoneiro e a solução é multá-lo?”, questiona o legislador.

O requerimento de solicitação de Audiência Pública será apresentado na próxima sessão e serão convidados a participar todos os caminhoneiros, de empresa e autônomos, todos os sindicatos que regem a categoria, setores competentes da área de transportes e a comunidade em geral.

Assessoria do Vereador Odair Gonzalez