Dia Nacional do Samba é organizado em Santos

A data faz parte do calendário da cidade

Compartilhe!

Curtir

Um dos ritmos musicais mais apreciados pelos santistas é motivo de festividade na cidade de Santos. Graças à lei nº 2658/2009 indicada pelo vereador Odair Gonzalez (PR), o dia 2 de dezembro é marcado por comemorações que celebram o Dia Nacional do Samba. No ano passado, a placa da Rua do Samba, localizada no trecho da rua Nove de Julho, entre as ruas Saturnino de Brito e Alfredo Albertini, no bairro Marapé, foi decerrada e em 2011 a lei comemora o primeiro ano de vida banhada pela Roda de Samba do Ouro Verde e o som de Oswaldinho da Cuica. O evento que é promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) de Santos terá início às 18h30, na Rua do Samba.

 

Entretanto, a festividade sambista 2011 começa um pouco mais cedo na CET, nas dependências do Quilombo do Pai Felipe, batuqueiro santista renomado. Às 6h haverá a tradicional Alvorada do Samba que contará com a presença das 15 escolas de samba da cidade e mais uma vez, Oswaldinho da Cuica abrilhantará o evento.

 

De acordo com o cantor, assessor jurídico e um dos fundadores do Ouro Verde, Luiz Carlos Alonso, a legislação serviu para enaltecer a importância do samba em Santos. “No momento que foi instituída a Rua do Samba, o local passou a ser um corredor cultural da cidade”, entende.

 

Gonzalez concorda com Alonso e ainda pondera que “o Ouro Verde motivou e serviu de prestexto para a criação da Rua do Samba que objetiva evidenciar a importância da identificação com a história do samba e da cidade”, defende.

 

O chefe do departamento de eventos da Secult, Wellington Lima, comenta que os preparativos para a comemoração 2011 já foram projetados, lembrando que será nesse ano que os sambistas comemorarão, também, os 25 anos da Roda de Samba.

 

Para ambos os eventos, tanto a tradicional Alvorada do Samba como a Rua do Samba, a entrada é gratuita e todos estão convidados a participar.