CPFL deve recuar e manter o Centro de Operações na Baixada Santista

Questão foi debatida em Audiência Pública

Curtir

O principal objetivo da Audiência Pública convocada e presidida pelo Vereador Odair Gonzalez, realizada dia14, na Câmara Municipal de Santos parece que foi alcançado, sensibilizando a diretoria da CPFL, ao rever a transferência do Centro de Operações da empresa da Baixada Santista para Sorocaba, SP.

Odair afirmou que a transferência vai na contramão do desenvolvimento da Baixada Santista, com a realidade do pré-sal e o ‘boom’ imobiliário que a cidade de Santos vem apresentando. Para o vereador do PR, "essa é uma reivindicação da cidade, de toda a população santista, que ultrapassa os limites de funcionalismo da empresa".

Helio Viana, presidente da CPFL, fez algumas considerações, apresentou análise do desenvolvimento da CPFL na Baixada Santista, e mostrou dados significativos como ser a empresa responsável por 2/3 da distribuição de energia para Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Pela definição do presidente da empresa, a CPFL "presta um serviço de primeiro mundo, tendo melhor desempenho na Baixada Santista, onde o índice de pessoas que sofreram com queda de energia é de 4.13 por ano".

Mesmo com altos índices de satisfação e qualidade de serviços, todos os participantes da reunião questionaram a diretoria da empresa do por quê da mudança do Centro de Operações.

Para Marcos Duarte, presidente do SINTIUS "é preciso discutir a possibilidade de extinção de todo o Centro de Operações que funciona na Baixada Santista, que atende a 1,5 milhões de pessoas". O presidente do Sindicato afirmou que já existem falhas na comunicação e a perda da qualidade dos serviços prestados é inevitável.

Ao final da Audiência, o presidente da CPFL, Helio Viana respondeu aos questionamentos, afirmando ser essa mudança meramente de modernização operacional, e sem qualquer relação com economia de gastos, mas se mostrou sensível às reivindicações dos presentes e se comprometeu em estudar a solicitação junto à diretoria da empresa.

Para concluir os trabalhos, o vereador Odair Gonzalez disse ser proposta da Comissão a unificação do Centro de Operações seja em Santos, e não em Sorocaba, lembrando a todos e principalmente à diretoria da CPFL que "Santos é conhecida como a terra da resistência e o santista, bairrista. Foi a cidade que mais deu trabalho ao regime ditatorial no período de 1964. Nós (políticos) somos bastante ativos e sabemos reconhecer quando um ato é revertido em benefício dos trabalhadores de Santos.

Se a CPFL tem hoje título de excelência na qualidade de prestação de serviços é porque existe a contribuição dos seus funcionários que aqui atuam. A ida do Centro de Operações para Sorocaba vai na contramão de tudo que se acredita ser a política da CPFL. Essa mudança vai trazer prejuízos para toda Baixada Santista não só na questão dos empregos, mas na eficiência dos serviços. A região possui uma rede grande de hospitais, por exemplo, que dependem do pronto atendimento e caso de queda de energia. E concluiu para o presidente da empresa: "Tenho certeza que o senhor vai estar orgulhoso em citar em todo Brasil que a empresa mantém um Centro de Operações em Santos".

Assessoria Vereador Odair Gonzalez

odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br