Câmara promove prestação de contas da CAPEP

Audiência pública de prestação de contas da Capep Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2022

Curtir
A Câmara Municipal de Santos realizou no dia 26/08, em atendimento a Lei nº 2635/2009, audiência pública de prestação de contas da Capep Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2022. Foi apontada na audiência a arrecadação de R $32 milhões, contra a despesa de R$ 34 milhões. A maior parte dos gastos decorre de procedimentos realizados em clínicas e hospitais. A reunião contou com a explanação detalhada da presidente da Capep, Gilvânia Karla Nunes Beltrão Alvares.

O custo, somente com dependentes no quadrimestre, foi de R$ 8,5 milhões, contra uma arrecadação de aproximadamente 3,5 milhões. O custo médio do dependente é elevado a partir dos 65 anos de idade. Custa em média R$744 reais. A Capep tem um total de 26.121 mutuários. “Hoje, há a necessidade de um acréscimo na arrecadação de R$2,2 milhões por mês”, disse a gestora.

Sob o comando do presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Legislativo, o vereador Ademir Pestana, o encontro aconteceu no auditório Zeny de Sá Goulart e contou com a presença do presidente do Sindicato dos funcionários da Prefeitura. Na reunião ficou evidente a dificuldade de recursos, sendo que 46% da receita foram utilizados para pagar dívidas. A presidente destacou que as antecipações da prefeitura ajudaram com as despesas, mas alertou que a situação deve se agravar.

Conforme balanço, foram liberadas 416 cirurgias eletivas, no valor de R$ 3.085.343,37. A presidente destacou que acelerou as cirurgias de pequeno custo e está negociando o resto. Ademir Pestana destacou que até os planos de saúde particulares enfrentam dificuldades. “A saúde não tem preço, mas tem custo”, ressaltando serem necessários aportes financeiros.

O vereador Fabrício Cardoso destacou ser necessário enfrentar a situação financeira da entidade. Ele teme que a Capep seja entregue ao setor privado por meio da terceirização e defendeu a realização de mais debates para se chegar a uma solução.

Álbum de Fotos