, 02 de dezembro de 2020.
20/05/2020
Banco de Releases
Comissão de Saúde propõe atendimento telefônico e triagem domiciliar
Central telefônica poderá encaminhar o pré-atendimento domiciliar

Foto: Dragana Godric

Para evitar a exposição desnecessária das pessoas à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal propôs a criação de um serviço de atendimento telefônico para casos suspeitos da doença. A Comissão defende que a triagem e o pré-atendimento domiciliar podem proteger as pessoas saudáveis de serem infectadas pelo vírus nos hospitais e demais unidades de Saúde.

Com um número telefônico específico para o serviço, apessoa que sentir os sintomas, de forma moderada, poderá telefonar, informar sua condição e receber a equipe de Saúde da Família em seu domicílio. Enfermeiros ou agentes de Saúde fariam visitas à residência do munícipe, com medidor de temperatura de testa e oxímetro, para o atendimento preliminar. Caso o paciente apresente febre ou algum tipo de alteração, passa a ser monitorado e recebe nova visita no dia seguinte. Se o aumento da temperatura persistir, o munícipe é encaminhado para a realização do teste no hospital.

A Comissão de Saúde é presidida pela vereadora Telma de Souza. Ela aponta que medidas como estas podem ser determinantes no enfrentamento à pandemia. A Comissão entende que a ação preventiva reduzirá aglomerações nos hospitais, com ampliação dos cuidados. O atendimento telefônico permitirá a realização da triagem na casa das pessoas. A iniciativa obteve êxito em Portugal e pode funcionar em Santos, preservando quem está saudável e também os infectados, já que evita a superlotação dos hospitais e prioriza quem está em tratamento.