Rede Corporativa
, 23 de fevereiro de 2020.
12/02/2020
Banco de Releases
Câmara homenageia Elcio Figueiredo, pioneiro do jiu-jitsu em Santos
Título de cidadão santista será recebido na próxima sexta-feira


A Câmara de Vereadores de Santos homenageia, na próxima sexta-feira (14), às 19 horas, o professor Elcio de Figueiredo Silva com o título de cidadão santista. 
 
A sessão solene que marcará a entrega do título ao profissional que foi um dos responsáveis pela popularização do jiu-jitsu na Baixada Santista - ele foi o primeiro graduado faixa preta a ensinar em Santos -, acontecerá no Plenário Oswaldo Carvalho de Rosis, na sede do Poder Legislativo (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova). 
 
Nos anos 1990, o jiu-jitsu começou a se destacar internacionalmente, por causa do Ultimate Fight. “Havia uma procura muito grande e tinha apenas um preparador técnico do time de vôlei BCN, de Guarujá, que vinha da linhagem da família Gracie. Era o Elcio. Em 1995, ele capitaneou, organizou a equipe técnica e começou a difundir o esporte, quebrando o estigma de que o jiu-jitsu era uma modalidade de bad boys, de brigões”, relembra o autor da propositura, o vereador Sadao Nakai.
 
No início, era preciso melhorar a estrutura técnica da modalidade na Cidade. Por isso, Elcio organizou a vinda do treinador Alexandre Paiva, do Rio de Janeiro, que passou a fazer clínicas com técnicas da modalidade duas vezes por ano. “Isso foi fundamental para ajudar os atletas a ter destaque na Federação Paulista de Jiu Jitsu. Elcio começou a formar os seus próprios faixas pretas, Luizinho, Marcio Okumura, Teco Shinzato, Sergio Souza. Depois vieram muitos outros", explica Sadao.
 
Aos poucos, a modalidade foi conquistando outras áreas da Baixada, como a Área Continental de São Vicente, e o Guarujá. “Alguns desses atletas hoje estão dando aula até fora do Brasil. O Elcio formou uma equipe, mas também formou uma escola de jiu-jitsu. Ele conseguiu construir uma história na cidade. Quem é aluno do Elcio sabe que ele é chato, pega no pé, é rigoroso, rígido mesmo. Mas esse é o posicionamento certo, de seriedade, de que o jiu-jitsu é o esporte da ordem, da disciplina, da paz”, cita Sadao.
 
Currículo
 
Nascido no Rio de Janeiro em 1945, Elcio de Figueiredo Silva é professor de Educação Física e uma referência para inúmeros atletas e praticantes de esportes em Santos. É fundador da academia Integração Jiu Jitsu. Organizou e participou com alunos e equipes de várias competições. Há mais de 20 anos em Santos, é referência dessa modalidade e é conhecido pela postura rígida e exigente com seus alunos. Seu trabalho como professor rendeu bons resultados em campeonatos mundiais, panamericanos, brasileiros e paulistas. “Mesmo com passagens como atleta e preparador físico em outras modalidades, Elcio dedicou toda sua carreira ao Jiu Jitsu desde que se estabeleceu em Santos. Portanto, não há como falar dessa modalidade no município sem falar dele”, comenta Sadao.


Atalhos da página

Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 - Vila Nova - Santos/SP

CEP: 11013-360
Telefone: (13) 3211- 4100

Horário de funcionamento: segunda a sexta - das 8h às 18h

Sessões: segundas e quintas, a partir das 18h
 

 
Rede Corporativa e-Solution Backsite