Vereador quer detectores de metal em terminais rodoviários

Objetivo é reduzir o índice de assaltos

Foi apresentado na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santos, pelo Vereador Roberto Oliveira Teixeira (PMDB), o Projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de detectores de metal nas plataformas de embarque ou em locais de acesso de passageiros dos terminais rodoviários no Munícipio de Santos/SP. O plano determina que a recusa da revista eletrônica de bagagens pelo passageiro implicará no impedimento do seu embarque. Passageiros com marca-passo, prótese ou aparelhos similares, com apresentação de documento comprobatório serão liberados.

Na justificativa, é mencionado um grande número de assaltos nos trajetos entre uma cidade e outra. Segundo o parlamentar, os assaltantes entram nos ônibus munidos de armas para agirem durante as viagens. "A prática tem ocorrido em todo o país, motivo pelo qual diversos Estados já tomaram medidas preventivas com o objetivo de inibir o cometimento do delito".

Além de assaltos, uma das preocupações é o aumento do número considerável de homicídios e sequestros. O vereador considera imprescindível a aplicação de dispositivos de segurança como a implantação dos detectores. "É necessário que se reduza a vulnerabilidade e insegurança dos usuários evitando a prática de atos criminosos", comenta.

Assessoria do vereador Roberto Oliveira Teixeira

Álbum de Fotos