Segurança no trânsito é tema do movimento Maio Amarelo

Curtir
Um movimento internacional de conscientização sobre os acidentes de trânsito tem no mês de maio a referência para fazer um balanço das ações realizadas em todo o mundo para aumentar a segurança de pedestres, passageiros e motoristas. É o Maio Amarelo, inspirado pela Década de Segurança no Trânsito, que foi decretada pela ONU em 11 de maio de 2011.

“A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade”, informa o site do movimento no Brasil, que é liderado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, pelos ministérios das Cidades e dos Transportes, pelas instituições do setor de transporte no Sistema S e por algumas empresas.

Em Santos, o Maio Amarelo foi lançado nesta quinta-feira, 2, com uma blitz educativa do Programa de Educação para o Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Operadores do Programa abordaram motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas flagrados em condutas irregulares em vários pontos da cidade.

A ação vai se repetir em outros dias do mês, com a distribuição de material informativo e do laço amarelo – símbolo da campanha. Na segunda quinzena, a Prefeitura vai reinaugurar a Minicidade do Trânsito, espaço na Vila Mathias para a educação de crianças do ensino fundamental em noções básicas de segurança viária.

O número de óbitos decorrentes de acidentes no trânsito de Santos caiu de 31 em 2022 para 24 no ano passado. As fatalidades envolvendo motociclistas caíram de 18 para 9 e as que envolveram ciclistas diminuíram de 8 para 1 no mesmo período.

Na Câmara de Santos, o trânsito é tema constante de projetos de lei, requerimentos e indicações. Só do ano passado, estão em tramitação 229 proposituras relacionadas ao assunto. Outras 79 foram apresentadas neste ano.

Com informações da Prefeitura de Santos
Foto: Divulgação / CET-Santos