Santos entrega a primeira lavanderia comunitária para pessoas em situação

Crédito: Assessoria Parlamentar - Vereador Fabrício Cardoso

A primeira lavanderia comunitária para pessoas em situação de rua foi entregue nesta terça-feira (27), no Centro POP de Santos (Rua Amador Bueno, 446, Paquetá). O serviço, idealizado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos, é equipado com duas máquinas de lavar e duas secadoras.

O objetivo da lavanderia é ser também um espaço educativo, que utiliza o tempo de espera entre a lavagem e a secagem das roupas para estimular a convivência, a leitura e o fortalecimento de vínculos com a pessoa em situação de rua, por meio de uma escuta qualificada feita pelos profissionais da unidade.

A aquisição dos equipamentos foi possível graças à destinação de emenda parlamentar em 2020, pelo vereador Fabrício Cardoso. “A lavanderia é muito importante para manter a dignidade das pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que mira na sua ressocialização, especialmente na estação fria. Poucos municípios possuem tal espaço e me alegro em ter participado dessa conquista”.

O parlamentar ainda comenta que é muito comum essa população fazer uso de roupas doadas e logo descartá-las, porque não tem local para fazer a lavagem e secagem correta da peça.

Funcionamento

A lavanderia fica no Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro POP. Os usuários do serviço serão orientados por um profissional do local para utilizar os equipamentos.

O Centro POP fica na Rua Amador Bueno, 446, Paquetá e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 13 horas. No local, há atendimento multidisciplinar, atividades, lanches, higienização, bem como encaminhamentos para outros serviços, de acordo com a situação do público atendido, além de recâmbio qualificado para a cidade de origem.

Álbum de Fotos