Audência Pública discute propostas para jovens

Encontro aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães

Curtir

Com o plenário Ulisses Guimarães, da Câmara Municipal lotado, o vereador Marcelo Del Bosco (PPS) presidiu audiência pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute ações e políticas para promover melhores condições de educação, trabalho, saúde e emprego, habitação, entre outros assuntos, para os jovens da região.

No evento, a presença da Associação do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos - Amova; Programa Nacional de Inclusão de Jovens ProJovem, representantes da secretaria municipal de Educação, da comissão municipal da Juventude, do Camps, do conselho municipal de Emprego, da Coordenadoria Regional da Área Continental, dos deputados estaduais Paulo Alexandre Barbosa e Bruno Covas e dos vereadores da Casa. Fazem parte ainda da CEV os vereadores Adilson Júnior (PT) e Hugo Dupree (PMN).

O encontro da Comissão de Vereadores se ateve a discutir a política de geração de oportunidades do primeiro emprego, trabalho e renda, entre outros assuntos, que devem ser desenvolvidas por diferentes setores da sociedade - sociedade civil, governo federal, estados e municípios.

“É uma maneira do jovem ver, entender, agir e interagir com o mundo do trabalho, que tenha em conta os impactos da globalização dos mercados”, disse Del Bosco.

Aberta a palavra ao público, o representante do Conselho Municipal da Juventude, Wellington Paulo da Silva ressaltou a participação dos jovens na administração pública municipal. “Acredito que a participação dos jovens no poder público ajudaria nas diretrizes de políticas públicas na cidade”, disse Silva.

Segundo Del Bosco, para que isso aconteça, “é necessário a implantação da secretaria municipal da Juventude, atendendo diversos assuntos relacionados como exemplo o de cursos profissionalizantes, vale-transporte e evasão escolar,” disse o vereador.

Projeto - Na oportunidade, o parlamentar apresentou o projeto de sua autoria para a criação de cursos periódicos de empreendedorismo nas atividades econômicas, financeiras, empresariais e similares, para desenvolver práticas educativas mais amplas e atuais na rede municipal de ensino público.

Del Bosco argumenta que a proposta visa a inclusão dos jovens nos novos ramos dessas atividades, ressaltando que tais disciplinas serão fundamentais para o desenvolvimento do profissional num mundo integrado pela tecnologia da informação e pelo conhecimento científico.

Celso Évora – Assessoria de Imprensa