, 21 de janeiro de 2021.
23/12/2020
Perfil - Ademir Pestana
Pessoas com fibromialgia poderão ser atendidas na rede pública de saúde

Pacientes que sofrem de fibromialgia poderão ser atendidos na rede pública de saúde de Santos por meio da Lei nº 3.757 sancionada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa. O benefício que é fruto de projeto aprovado na Câmara Municipal, atenderá portadores da síndrome que sentem dores generalizadas por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de cada 10 pacientes, sete a nove são mulheres, sendo geralmente entre os 30 e 60 anos. A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor revela que 37% da população do País convivem com algum tipo de dor crônica. A fibromialgia aparece como uma das principais causas.

De autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB), a lei foi publicada no Diário Oficial e caberá à Secretaria Municipal de Saúde, estabelecer diretrizes ao atendimento prestado às pessoas acometidas pela doença.

“Queremos a partir da lei, oferecer a esses pacientes um atendimento digno e efetivo”, disse Ademir Pestana. Ele acredita que isso possibilitará um novo olhar para as pessoas que sofrem com esta síndrome, cujo tratamento requer uma atuação multiprofissional.