, 08 de agosto de 2020.
08/07/2020
Perfil - Geonisio Pereira Aguiar
Check-in monitora a saúde dos passageiros de transporte público
Serviço identifica a contaminação de Covid-19

Foto: Divulgação PMS

A Câmara de Vereadores de Santos apresentou uma indicação (nº 2913/2020)  que solicita ao Executivo a realização de check-in para registro via QR Code no transporte coletivo municipal de Santos. O serviço deve monitorar a saúde dos passageiros e identificar a entrada de passageiro com o Novo Coronavírus, que caso seja detectado, os demais presentes no espaço serão orientados a entrarem em contato com a Vigilância Epidemiológica para fazer testagem e saberem se foram infectados com a Covid-19.

A solução do QR Code nos ônibus foi vice-campeã das Américas em um Challenge Global e selecionada pela ONU, OMS e OMT, como TOP 10 mundial no combate à Covid-19 entre 1183 soluções de 120 países.

Segundo o vereador Geonísio Pereira Aguiar (o Boquinha), autor da propositura apresentada,  esse sistema já foi implantado na cidade de Florianópolis. Dados da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis apontam que mais de 6.000 pessoas já fizeram o cadastro na plataforma de check-in para registro via QR Code da utilização do transporte coletivo. O registro do munícipe na plataforma é anônimo e essa identificação será feira por meio de códigos.

''Essa possibilidade tecnológica vai ser um grande avanço no combate ao Covid-19 no município santista que já ultrapassou o número de mais de 10.932 infectados pela doença. Saber usar a tecnologia neste momento é primordial'', aponta Boquinha.