, 08 de agosto de 2020.
Escola do Legislativo e Cidadania
Câmara iniciará curso de Libras EAD pela Escola do Legislativo

Foto: Lucas Faustini

A Escola do Legislativo e da Cidadania de Santos está com novo site e oferecendo o seu I Curso  Básico de Libras na modalidade EAD. As aulas estarão semanalmente disponíveis, a partir dos dia 10 de julho,  no site da Câmara/Escola. Segundo a coordenadora da ELC, a jornalista e psicopedagoga, Vanessa Ratton, foi a alternativa encontrada para dar início às aulas, que tiveram que ser adiadas em função do período da pandemia da COVID-19.

A coordenadora falará nos dois primeiros vídeos sobre a história da Língua Brasileira de Sinais, a surdez, e alguns pontos sobre a comunidade surda, desmistificando algumas questões, além da estrutura da Língua.  Em seguida, a professora Thais Lorenzo, formada em Letras/Libras, dará continuidade ao curso, que é totalmente gratuito.

Segundo Vanessa, este curso é para contribuir com a promoção da cidadania, para ajudar professores, familiares e amigos a se comunicarem com os surdos, e também para dar mais prática para os docentes, uma vez que, a inclusão da Libras como disciplina curricular nas escolas em Santos, é uma exigência da lei municipal 3.653/2019, uma iniciativa que foi apresentada pelo atual presidente da Câmara, o vereador Rui De Rosis.

Para receber o certificado será necessário realizar quatro aulas presenciais para tirar dúvidas, uma avaliação com a professora Thaís, e obter média acima de sete, além de ter 75% de presença. As aulas ocorrerão no auditório da Câmara Municipal e serão marcadas posteriormente no período diurno, vespertino e noturno, de acordo com a disponibilidade de vagas e dos alunos. Mas, se os alunos quiserem apenas aprender a se comunicar sem ter o certificado, não precisam fazer as aulas presenciais, nem a a avaliação.

Para fazer as inscrições é necessário ter 18 anos e se cadastrar aqui.

Informações: (13) 3211-4133 ou escoladolegisaltivo@camarasantos.sp.gov.br