, 23 de fevereiro de 2020.
11/02/2020
Banco de Releases
Câmara aprova moção por um acelerador para tratamento de câncer
Equipamento é usado pelo SUS para atender pacientes que precisam de radioterapia

A Câmara aprovou na sessão de ontem (10) uma Moção de Apoio para que a cidade de Santos receba um dos 140 aceleradores lineares adquiridos pelo Governo Federal. Trata-se de um equipamento de alta tecnologia utilizado para atender a demanda de pacientes do SUS que necessitam de radioterapia para tratamento do câncer. Na cidade, os hospitais Guilherme Álvaro e Sociedade Portuguesa de Beneficência, possuem em suas instalações um equipamento do tipo.

O requerimento de Moção de Apoio nº 02/20 de autoria do vereador Ademir Pestana e subscrito pelos demais vereadores, foi aprovado por unanimidade em plenário.

“O Governo Federal comprou os aparelhos, mas não conseguiu interessados, uma vez que vários hospitais públicos e filantrópicos não possuem recursos suficientes para custear as obras da casamata (abrigo antiradioativo onde é instalado o acelerador linear), cujos investimentos necessários variam de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão.” Informa o Vereador Ademir.

Ademir Pestana, que também é gestor da Beneficência Portuguesa informou aos pares que o atual aparelho que encontra-se na instituição atende pacientes de convênios e SUS, mas já está com a utilização próxima do limite de sua capacidade operacional. Segundo ele, isso obriga, por vezes, que pacientes tenham que realizar tratamento durante a madrugada e que a entrada em operação de um segundo equipamento, exclusivo para atendimento SUS, reduzirá o tempo de espera dos pacientes não apenas de Santos, mas de toda a Baixada Santista.

Conforme o parlamentar, o hospital já possui uma casamata e está pronta e com totais condições de receber um novo acelerador linear, “ao contrário de alguns hospitais que têm o equipamento mais que ainda não dispõem da casamata por ser de alto custo”, disse. O documento subscrito por vários vereadores foi encaminhado ao presidente da república Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, com cópia a senadores e deputados federais e estaduais que representam a região.