, 03 de junho de 2020.
22/10/2019
Perfil - Antonio Carlos Banha Joaquim
Banha aciona órgãos de fiscalização para defender estuário
A defesa do Meio Ambiente e o zelo pela qualidade de vida da população santista sempre estiveram na pauta de reivindicações do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim em sua trajetória Legislativa. Tanto que, o parlamentar, presidente do MDB, na Cidade, em pronunciamento na Câmara Municipal de Santos, requereu ofício à Prefeitura e aos órgãos competentes, solicitando informações mais detalhadas sobre a fiscalização na lavagem dos porões dos navios que atracam no Porto de Santos.

O parlamentar santista quer mais detalhes sobre os procedimentos das embarcações, quando da lavagem dos porões no estuário de Santos. A solicitação procede, visto que há informações de estarem lavando os porões dos navios para a inserção de novas cargas, deixando, porém, de tratar a água da limpeza, que é jogada no estuário santista. Essa ação é nefasta, pois causa poluição, mau cheiro e prejudica o ecossistema local.

Banha lembra que, nos últimos tempos, tem sido notório as denúncias de devastamento e contaminação do ambiente, no Brasil, como queimadas e despejo de rejeitos em zonas rurais, bacias hidrográficas e florestas, além da poluição das águas do litoral brasileiro com o derramamento de óleo. “Assim faz-se necessário uma atenção especial à fiscalização de embarcações nas águas do estuário, visto que, Santos possui o maior Porto da América Latina, movimentando parte considerável do PIB, que é o Produto Interno Bruto, gerando divisas para o País. Entretanto, há que se respeitar também os aspectos ecológicos e a qualidade de vida na região”.

Em sua empreitada na defesa do ambiente e aos interesses do Município, o vereador santista oficiou requerimentos à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Cetesb (Companha Ambiental do Estado de São Paulo) e Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

Edson de Britto
Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim
Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1 - 2º andar, sala 10 - Vila Nova, Santos - SP